O País – A verdade como notícia

Passeios em construção na Cidade de Maputo sem acessibilidade para pessoas com deficiência

Foto: O país

Os passeios que estão a ser construídos na Cidade de Maputo ignoram o acesso de pessoas com deficiência física. A denúncia é do Fórum das Associações daquele grupo social. O Município desmente e diz que todos os direitos estão a ser observados.

Constroem-se passeios para melhorar a imagem da urbe, mas ignora-se “a questão da acessibilidade”. A “Cidade de Maputo, sendo a capital do país, enferma de grandes lacunas”, disse Farida Gulamo, representante do Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD).

Os passeios em construção são de difícil acesso para pessoas com deficiência, pelo que a FAMOD exige a colocação de rampas.

“Nós, como organização, estamos a trabalhar com o Município para se corrigirem as anomalias que existem, tendo em conta que a Cidade de Maputo está a ser estruturada através dos projectos que tem com o Banco Mundial”, acrescentou Farida Gulamo.

O Conselho Municipal de Maputo garante que as obras estão a ter em conta a questão da inclusão.

“Se for reparar nos pontos em que está a ser requalificada a estrada, poderá ver que município tem acautelado a questão de acessibilidade para pessoas com deficiência”, disse o director-municipal de Infra-Estruturas Urbanas.

Segundo a representante do Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência, alguns edifícios de instituições públicas também não têm rampas e nem estacionamento próprio para aquelas pessoas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos