A selecção nacional de futebol de praia venceu a África do Sul, por 8-4, em jogo da terceira e última jornada do Grupo A, do Torneio COSAFA. Com este resultado, garantiu a qualificação para as meias-finais da competição. Pela segunda vez consecutiva, Nelson Manuel foi eleito homem do jogo.
O passaporte para as meias-finais já está carimbado. Para tal, a selecção nacional de futebol de praia teve de tirar do caminho a anfitriã África do Sul, numa partida em que o conjunto moçambicano partia como favorito.
Se, por um lado, os Mambas dos “pés descalços” vinham de uma vitória “gorda” diante das Seychelles, por outro, já não se pode dizer o mesmo em relação à África do Sul, que perdeu frente ao Senegal.
Apesar da vitória na jornada anterior, Moçambique, que é uma referência no futebol de praia africano, precisava de vencer os sul-africanos, de modo a garantir a presença nas meias-finais.
Tudo ficou claro no primeiro período, em que o conjunto moçambicano não só foi dominador no que diz respeito ao futebol jogado, assim como no resultado, tendo saído a ganhar por quatro bolas a uma.
No segundo, a inspiração de Nelson Manuel veio ao de cima, fazendo o que mais gosta: marcar golos. O avançado moçambicano, que foi, no jogo anterior, uma das peças-chave para a vitória moçambicana, justificou, assim, mais uma vez, por que razão é uma das joias de África.
Nelson Manuel jogou, fez jogar e marcou golos. À semelhança de Nelson, nesse período, o internacional moçambicano Rachide foi, também, determinante, ao contribuir, além de golos, no volume de jogo criado pela selecção nacional.
A superioridade do combinado nacional sempre se manteve intacta, perante um adversário sem argumentos. A selecção nacional terminou o segundo período a vencer por 6-1. No terceiro e último período, os sul-africanos mudaram de postura, tendo em conta que passaram a visitar a baliza moçambicana com muita frequência.
Como resultado disso, a equipa visou a baliza moçambicana. Ainda assim, Moçambique controlou o jogo, fixando o resultado final em 84.
À semelhança do que aconteceu na partida anterior, Nelson Manuel foi eleito homem do jogo. O atacante moçambicano continua, assim, a somar muitas distinções na sua carreira.