selecção nacional de futebol caiu cinco lugares no ranking da FIFA, passando a ocupar o lugar número 119, segundo a actualização a ser feita esta quinta-feira, 6 de Abril. Destaque para a Argentina, que passará a liderar o ranking com 1840,91 pontos.
Duas derrotas consecutivas diante do Senegal, em jogos da fase da 3.ª e 4.ª jornadas do grupo “L” de qualificação para o CAN Costa do Marfim 2023, foram suficientes para os Mambas não registarem avanços na primeira actualização do ranking da FIFA referente ao ano de 2023.
É que, depois de ter perdido em Dakar, por 5-1, e em Maputo, por 1-0, no Estádio Nacional do Zimpeto, a selecção nacional volta a estar fora do top 100 da tabela que indica o escalonamento das nações futebolísticas ao nível mundial.
Com efeito, o combinado nacional caiu da 114ª posição, na qual se encontrava na actualização feita a 21 de Dezembro de 2022 para 119.ª, agora com 1158 pontos. Isto equivale dizer que os Mambas perderam 5,53 pontos em função destes desaires diante do campeão africano em título.
ARGENTINA NA LIDERANÇA DO RANKING
Destaque, nesta actualização a ser feita no dia 6 de Abril, para a Argentina, que recentemente se sagrou campeã do mundo no Qatar. Desde 2017 que a selecção da Argentina não estava na liderança, sendo ainda que os campeões do Mundo serão líderes com 1840,91 pontos.
Já o Brasil aparecerá na terceira posição, com 1834,14 pontos, seis pontos a menos do que tinha na edição anterior, divulgada no fim de Dezembro.
Derrotada pelos argentinos na decisão do Mundial do Qatar, a França é a outra selecção que deixará o Brasil para trás. Após largar com duas vitórias nas eliminatórias da Eurocopa 2024 (sobre Holanda e Irlanda), os “Bleus” chegarão a 1838,44 pontos.
Na quarta posição está a Bélgica com 1793 pontos, seguida da Inglaterra com 1730 e Itália com 1714 pontos.
Portugal mantém-se no nono lugar, embora agora muito mais próximo do oitavo colocado, a Itália. A selecção das quinas estava, na anterior listagem, conhecida a 22 de Dezembro de 2022, a 21 pontos da squadra azzurra e agora está a apenas sete.
ARGENTINA PODE ACOLHER MUNDIAL SUB-20
Presidente da FIFA, o ítalo-suíço Gianni Infantino, ainda não comunicou oficialmente a decisão, mas já admitiu aos jornalistas sul-americanos, na véspera do 76.º Congresso da Confederação de Futebol da América do Sul (CONMEBOL) – que decorrerá sábado, dia 31 do corrente mês, em Luque, próximo de Assunção (Paraguai) – que o próximo Campeonato do Mundo de sub-20, que irá decorrer de Maio a 1 de Junho, e cuja organização o organismo retirara na véspera à Indonésia, deverá ter lugar na nação actual campeã do Mundo no Qatar 2022, a Argentina. A notícia está a ser difundida pela imprensa sul-americana e, segundo o L’Équipe, deverá ser oficializada pela organização sediada “em Zurique nos próximos dias”, tendo por base a escolha não a disponibilidade manifestada pelo presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA, a federação), Claudio Tapia.
“Já recebemos a candidatura da Argentina: tenho aqui as cartas do presidente [da AFA], ‘Chiqui’ Tapia, e dos Ministérios do Turismo, Desporto e Economia, a apoiar e a dar todas as garantias necessárias à candidatura. É o campeão do Mundo, tem uma candidatura muito forte. Agora, os passos seguintes passam por passar esta pretensão da AFA ao gabinete competente da FIFA que irá tomar a decisão. Agradeço a Tapia e a toda a Argentina a pronta disponibilidade”, disse Infantino, cauteloso, citado pelo “site” desportivo chileno RedGol.cl.