Mais uma pessoa morreu, nesta sexta-feira, vítima do acidente de viação de Moamba ocorrido no dia 8 de Setembro corrente. Trata-se de um jovem de 24 anos de idade, que estava internado desde o dia do acidente e não resistiu após ser amputado a perna direita.
Desde o dia 8 de Setembro que a vida da família Simbine não é a mesma, desde que Helton Sergio Simbine, de 24 anos e que regressava da África do Sul, sofreu um acidente, no distrito de Moamba.
Dias após o acidente, as notícias sobre seu estado de saúde não eram as melhores.
“Está muito grave. Está nos cuidados intensivos (…) segundo o médico, eu fui lá visitá-lo, ele tem alguma chance, mas está ainda a ser observado e estão a fazer todos os possíveis para ele voltar as suas actividades normais”, disse Maria Sitoe, Chefe do Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo, numa entrevista datada de 10.09.2025.
No entanto, o jovem não voltou, apesar da esperança, mais uma vida se foi, deixando mais uma família de luto e incompleta.
Nas últimas duas semanas, a vítima esteve sempre nos cuidados intensivos e inconsciente, e cada dia que passava mais notícias ruins chegavam para a família, pois o seu estado de saúde só se agravava.
Foi feito de tudo para que o jovem pudesse sobreviver, mas não foi suficiente para salvar o jovem de 24 anos, que veio a perder a vítima, na madrugada desta sexta-feira.
O jovem saía da África do Sul para Manjacaze, província de Gaza, sua terra natal e neste momento a família organiza-se para transladação do corpo.
Com esta morte já contam-se pelo menos 12 o número de vítimas mortais e cinco feridos.
Recorde-se que o acidente envolveu esta que era uma viatura pesada de transporte de passageiros, mas depois desse período, virou sucata e um transporte de passageiros.