O País – A verdade como notícia

Mais um óbito por cólera em Nampula

A cólera matou mais uma pessoa em Nampula, depois de ter sido anunciada a existência da doença naquela província há menos de uma semana. Exames laboratoriais mostram que se consome água imprópria nalguns pontos, o que leva ao aumento de casos.

Nampula é a mais recente província com casos de cólera no país, tendo a eclosão ocorrido no distrito de Nacala Porto. As autoridades da saúde declararam o surto há quatro dias, depois do registo do primeiro óbito.

Na manhã desta segunda-feira, mais uma pessoa morreu vítima da doença. Trata-se de uma criança de dois anos de idade.

Segundo o chefe provincial de Saúde Pública, o Hospital Geral de Nacala atende, em média, vinte pacientes por dia, um número preocupante para as autoridades da saúde. Mais preocupante ainda é que a água consumida no distrito de Nacala Porto é imprópria.

O chefe provincial de Saúde Pública revelou que foi confirmada a presença de bactérias que causam doenças na água usada para o consumo nalgumas zonas.

“Para garantir a provisão de água, a população do distrito tem construído tanques para a conservação do líquido. Temos comunicado à população que faça a limpeza rotineira, porque, das amostras de água que colhemos, verificámos a presença de coliformes fecais. E a nosso ver, pode ser esta água que contribui para o alastramento da doença”, disse Geraldo Avalinho.

Em termos cumulativos, o distrito de Nacala Porto conta, neste momento, com 221 casos e 39 pacientes internados.

Enquanto isso, a nível nacional, até este domingo, tinham sido registados mais de 25 400 casos, sendo que 118 pessoas morreram devido à cólera. Nos hospitais, há cerca de 170 internados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos