Arrancaram nesta quinta-feira os exames de admissão para a formação de professores. Mais de 600 candidatos da cidade e província de Maputo disputam 70 vagas, no Centro de Formação da Munhuana.
Ensinar e contribuir para a formação do Homem é o sonho de vários jovens que decidiram concorrer para a formação de professores.
São mais de 600 candidatos inscritos para realizar os exames de admissão para a formação de professores, no Instituto de Formação da Munhuana, entre eles, Marta Cossa, de 20 anos de idade, que está ciente dos desafios do sector da educação.
“Outros dizem que os salários têm atrasado. E isso se torna algo preocupante, realmente, de certa forma. Entretanto, sempre foi meu sonho, na verdade, ser professora. Tentei concorrer antes para outras profissões, mas ser professora sempre foi meu sonho.”
Neste ano, o número de candidatos duplicou quando comparado ao ano passado.
“Neste ano, tivemos 630 inscritos a concorrer para 70 vagas. Portanto, em termos comparativos, igual ao período do ano passado, em que concorreram cerca de 300, vamos dizer que o número duplicou. Este processo de preparação do exame iniciou com a inscrição dos candidatos ao quinto curso de formação de professores e educação de adultos”, disse Carlos Cossa, director do centro de formação de professores.
O curso de formação de professores tem a duração de três anos, e estão disponíveis 70 vagas.
Enquanto isso, na Universidade Eduardo Mondlane, os exames de admissão, que arrancaram na terça-feira, decorreram no seu terceiro dia.
Ansioso, junto do seu amigo, Teodoro Altino fazia os últimos acertos para realizar as provas de Matemática e Português, que o poderão permitir fazer o curso de Contabilidade e Finanças.
“Eu acho que esse curso é o que mais me identifica, porque eu gosto mais de matemática e, na escola, segui letras. Então, a única coisa que podia fazer era Contabilidade, Economia.”
O curso de Medicina é o mais concorrido.
Os exames de admissão na UEM terminam nesta sexta-feira. Mais de 26 mil candidatos disputam cerca de 4 mil vagas, para 124 cursos.

