No distrito de Bilene, província de Gaza, 44 famílias em situação de extrema pobreza receberam novas casas no bairro de Nwachihisa. A entrega foi feita esta quinta-feira por Margarida Mapandzene, que também inaugurou outras infraestruturas sociais integradas no mesmo projecto.
O projecto, implantado numa área de 3 hectares, inclui um sistema de abastecimento de água potável, salas de aula e um centro de formação profissional. As novas salas de aula beneficiarão cerca de 400 crianças, que anteriormente percorriam mais de seis quilómetros para ter acesso à educação.
Além disso, foi inaugurado um centro de corte e costura, que na sua primeira fase vai beneficiar 90 mulheres e adolescentes, oferecendo-lhes uma oportunidade de capacitação e geração de renda.
Durante o evento, Margarida Mapandzene destacou que o acesso à habitação continua a ser um dos maiores desafios da província, mas sublinhou que iniciativas como esta contribuem significativamente para a melhoria das condições de vida das comunidades vulneráveis.
O projecto está orçado em 24 milhões de meticais, financiados pela Organização Africana de Educação e Desenvolvimento, que tem vindo a implementar ações de impacto social em várias regiões do país.