Pelo menos 20 pessoas foram feridas e outras 371 foram detidas, em todo o país, durante as manifestações ocorridas ontem, segundo avançou Orlando Mudumane, porta-voz do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).
A PRM deu o ponto de situação das manifestações ocorridas ontem, em quase todo o país, onde avançou que as manifestações foram marcadas por vários actos criminosos. “Indivíduos de conduta criminosa protagonizaram manifestações desordenadas nas vias públicas, queimaram pneus nas rodovias, vandalizaram e destruíram bens públicos e privados, arrombaram estabelecimentos comerciais e saquearam vários bens”.
O porta-voz do Comando Geral da PRM avançou que, de forma geral, foram registados, em todo o país, duas ocorrências relevantes, com destaque para 19 casos de desordem pública, 17 estabelecimentos saqueados e vandalizados, 11 vandalização de instituições públicas e privadas, duas viaturas incendiadas e uma tentativa de invasão de um posto policial.
“Em resultado deste actos criminais foram registados 20 feridos, entre graves e ligeiros e membros da Polícia da República de Moçambique. Em condição dos factos descritos, foram detidos 371 indivíduos e lavrados 44 processos-crime e submetidos ao Ministério Público”, disse Orlando Madume.