O País – A verdade como notícia

Mais de 229 mil crianças vacinadas contra pólio na Cidade de Maputo

O sector da saúde vacinou contra a pólio quase todas as 230 mil crianças que estavam previstas na Cidade de Maputo. Durante a campanha, houve mais um caso suspeito de paralisia infantil, no Distrito Municipal Nlhamankulu, totalizando seis identificados este ano.

A terceira ronda da campanha de vacinação contra a poliomielite decorreu de sete a 10 de Julho em todo o país. Através das equipas mobilizadas para vacinar porta-a-porta, nas creches, nos mercados, nos hospitais, nas igrejas e noutros locais com aglomeração de pessoas, mais de 229 mil crianças foram imunizadas contra a doença, das cerca de 230 mil previstas, na Cidade de Maputo.

A informação foi partilhada ao “O País” pela vereadora da Saúde e Acção Social, Alice de Abreu: “Depois de anos sem realizar uma campanha de vacinação contra a pólio a este nível, sentimos que conseguimos responder ao nosso desejo, que era alcançar a população elegível para este período”.

Para o alcance das crianças abrangidas, o Ministério da Saúde mobilizou para a Cidade de Maputo 1613 técnicos de saúde, que, em coordenação com as autoridades locais, desenvolveram acções de mobilização.

“Sempre que tivéssemos alguma dificuldade, recorríamos aos secretários dos bairros e chefes dos quarteirões, que trabalharam connosco como mobilizadores. No início, sentimos que havia alguma desconfiança, no sentido de os munícipes não terem a certeza de que aquelas pessoas eram, de facto, profissionais de saúde [enviadas] para vacinar as crianças contra a poliomielite”, revelou a vereadora de Saúde e Acção Social.

Durante a campanha de vacinação, as autoridades sanitárias identificaram, na capital do país, um caso suspeito de paralisia infantil, no Distrito Municipal Nlhamankulu, que se junta a outros cinco detectados durante o primeiro semestre deste ano.

“Estamos a fazer o seguimento deste caso, mas é importante referir que, quando dizemos que há uma criança que é suspeita, é por nos terem apresentado o caso pela equipa que esteve a fazer a visita, pelos sinais e pelos sintomas, mas há ainda um trabalho que é preciso fazer para que se possa confirmar.”

A vereadora de Saúde e Acção Social fez saber que a vacinação contra a poliomielite ainda está em curso nas unidades sanitárias: “Se for identificada, durante este período, uma criança que não tenha tido a oportunidade de fazer a vacinação, esta equipa também está organizada para fazer a vacinação”.

Em todo o país, o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de imunizar, contra a poliomielite, cerca de sete milhões de crianças.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos