A companhia de teatro M ́bêu, em parceria com a Embaixada da Itália em Maputo, apresenta o “Monólogo da Prostituta no Manicómio”, um texto original de Dario Fo e Franca Rame, ambos autores italianos.
“Monólogo da Prostituta no Manicómio” conta a história de uma mulher que está a ser interrogada por uma médica e sua equipe. A partir do seu depoimento, revela-se a trajeCtória de uma vítima de violência de género ao longo de toda uma vida.
Com interpretação da actriz Yolanda Fumo, o monólogo conta com a direcção de Isabel Jorge, e chega ao público no dia 6 de Abril, para assinalar as celebrações do mês da mulher moçambicana.
O grupo M ́bêu e a Embaixada da Itália pretendem com esta peça sensibilizar a sociedade, particularmente a mulher, sobre os impactos nefastos da violência de género e propor um debate sobre os melhores caminhos para a erradicação deste fenómeno no país e no mundo.
O M’bêu ou a Associação de Cultura, Arte e Teatro (MACART) SURGIU em 1989, na cidade de Maputo, da vontade de um grupo de adolescentes de se afirmarem como grupo de formação, do até então único grupo profissional de teatro em Moçambique: o Mutumbela Gogo.
O M’bêu conta com mais de 23 peças de teatro produzidas (de teatro convencional); mais de 15 peças de teatro comunitário produzidas; mais de 60 sketchs humorísticos e outras produções televisivas; 6 edições do FESTIVAL D’AGOSTO (Festival Internacional de Teatro organizado pelo M’bêu); mais de 10 participações em festivais internacionais de teatro e várias oficinas de teatro produzidas.