O País – A verdade como notícia

Luís Miquissone mantém titularidade no Al Ahly

Fotos: Al Ahly

Seis jogadores moçambicanos foram suplentes pelos seus clubes durante o fim-de-semana nas respectivas equipas fora de portas. Luís Miquissone e Domingues mereceram a confiança dos seus treinadores sábado e domingo, tal como Stanley Ratifo na Alemanha. Esta segunda-feira, Zainadine Jr., pelo Marítimo, e Bruno Langa, pelo Chaves, também foram titulares no jogo entre ambos, assim como Reinildo Mandava, no Atlético Madrid.

Depois de não ter saído do banco de suplentes no penúltimo jogo do Al Ahly do Egipto para o campeonato local, o internacional moçambicano Luís Miquissone voltou a recuperar a titularidade no campeão egípcio.

Nas duas últimas partidas do gigante africano, uma para o campeonato e outra para a Taça do Egipto, Miquissone recuperou e manteve a titularidade na equipa orientada pelo português Ricardo Soares.

E, nos dois jogos em que o moçambicano esteve a titular, o Al Ahly venceu. Frente ao Al Masry, Miquissone foi substituído aos 62 minutos e, este domingo, para a Taça, jogou os 90 minutos e ajudou a equipa a garantir lugar nos quartos-de-final.

Já Domingues foi titular na partida em que a sua equipa, o Royal AM da África do Sul perdeu diante do Stellenbosch, por 3-1. O capitão Domingues saiu substituído aos 46 minutos, numa altura em que a sua equipa perdia por 1-0, sem conseguir ajudar a reverter o cenário.

Domingo, Stanley Ratifo também esteve em alta na sua equipa, o CFR Pforzheim da Alemanha, ao seu titular diante do Göppinger SV. Ainda assim, Ratifo não evitou a derrota da sua equipa à tangente para a terceira divisão da liga alemã.

Já os internacionais moçambicanos Zainadine Jr. e Bruno Langa estiveram em lados contrários na partida entre as suas equipas. Marítimo e Desportivo de Chaves defrontaram-se, esta segunda-feira, em partida da segunda jornada da liga portuguesa. Os dois foram titulares pelas respectivas equipas, enquanto Clésio Baúque, outro moçambicano que actua no Marítimo não foi convocado para o jogo.

Também a titular esteve o representante moçambicano Reinildo Mandava na liga espanhola, a LaLiga. O lateral esquerdo moçambicano continua nas graças de Diego Simeone e esteve em alta, esta segunda-feira, diante do Getafe.

 

TRÊS MOÇAMBICANOS SUPLENTES UTILIZADOS

Para além dos seis titulares, outros jogadores estiveram, este fim-de-semana, em acção pelas suas equipas. Geraldo Matsimbe entrou a substituir, na segunda parte, no empate da sua equipa, a Associação Desportiva de Fafe, diante do Lank Vilaverdense, a três golos, em partida da pré-época.

Também a substituir entrou, na segunda parte, Kamo Kamo, pelo Vitória de Setúbal. Em partida da pré-época, o internacional moçambicano ajudou a sua equipa a vencer o Recreativo por duas bolas sem resposta, a manter um início de época vitorioso.

Por seu turno, Gildo Vilankulo, que iniciou a partida no banco, entrou na segunda parte do jogo entre a sua equipa, o Sporting de Covilhã, diante do Feirense, aos 46 minutos. Vilankulo entrou quando a sua equipa já perdia por duas bolas sem resposta, que acabou por ser o resultado final do embate da segunda jornada da LigaPro portuguesa.

Além destes jogadores, há outros que ainda não conseguiram o seu lugar nas respectivas equipas. Witi Quembo ficou de fora no Nacional da Madeira na partida deste sábado, em que os insulares venceram o Torreense, por duas bolas sem resposta para a LigaPro.

O mesmo aconteceu com Mexer Sitoe, na França. O defesa central ainda está fora das apostas do seu treinador e não foi convocado no jogo da Ligue2, diante do Chamois Niortais, vencido pelo Bordéus.

Já David Malembane não foi convocado na partida desta segunda-feira, para a Liga Parva búlgara. Malembane viu da bancada a partida em que a sua equipa, o Lokomotiv Plovdov realizou no terreno do Lokomotiv Sofia, para a 6ª jornada.

Reginaldo Faite, que actua no Dinamo Tirana da primeira divisão da Albânia, e Manuel Kambala, que joga no Baroka da África do Sul, que está na segunda divisão, ainda não entraram em acção, uma vez que os respectivos campeonatos ainda não se iniciaram.

 

GENY CATAMO E EDMILSON DOVE AINDA PROCURAM INTEGRAÇÃO

Por seu turno, outros dois jogadores moçambicanos no estrangeiro em destaque continuam à procura de integração para poderem jogar.

Geny Catamo, do Sporting, continua a treinar com a equipa principal, mas sem espaço na equipa. As últimas notícias indicavam que o Vitória de Guimarães está mais perto de garantir os préstimos do jogador, por empréstimo dos leões.

Os vimaranenses estão bem encaminhados para conseguir a integração do internacional moçambicano de 21 anos de idade, bastando apenas o sim da direcção verde-e-branca.

Caso se concretize este negócio entre o Sporting e o Vitória de Guimarães, seria o regresso do internacional moçambicano ao clube minhoto, onde actuou na segunda metade da época passada, também por empréstimo.

Geny Catamo está no projecto de Rúben Amorim, mas actualmente sem espaço na equipa principal e, por isso, há necessidade de ser emprestado para ganhar mais rodagem. Os próximos dias serão determinantes para o jogador formado no Maxaquene.

Por seu turno, Edmilson Dove precisa de apenas uma oportunidade para se estrear pelo Kaiser Chiefs da África do Sul. O lateral esquerdo foi apresentado quinta-feira da semana passada e não foi a tempo de ser convocado para o jogo de sábado, em que o kaiser foi goleado pelo Mamelodi Sundowns, por 4-0.

Para fechar, a indicação de que o guarda-redes moçambicano dos sub-20, Kimiss Zavala, foi apresentado como novo reforço do Marítimo B, juntando-se aos compatriotas Francisco Bonera e Amâncio “Neymar” Canhemba, num clube onde militam tantos outros moçambicanos: Zainadine Jr. e Clésio Baúque na equipa principal, Pablo Bechardas e Jeremias Nhambire, este último apresentado na semana passada, nos sub-23.

E assim vai aumentando o leque de jogadores que actua no estrangeiro, mais concretamente nas equipas portuguesas, em vários escalões.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos