A circulação de comboios nas linhas de Ressano Garcia e Goba, na província de Maputo, ficou temporariamente interrompidas até esta terça-feira, por conta de acidentes.
Depois do descarrilamento registado na linha de Ressano Garcia no domingo, ontem um embate entre um comboio de carga e um camião obstruiu a linha de Goba, que liga o Porto de Maputo e o vizinho Eswatini.
Segundo a Rádio Moçambique, para o caso da linha de Goba, o acidente ocorreu na passagem de nível de Beluluane, condicionando a circulação ferroviária.
A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) destacou, ontem, uma equipa para avaliar os danos com vista à reposição do tráfego.
Uma comissão de inquérito que integra técnicos nacionais e da África do Sul está a investigar as causas do descarrilamento de domingo, de um comboio de transporte de ferro-cromo na linha de Ressano Garcia.
Em paralelo, foi destacada uma equipa de socorro para desobstruir a linha por forma a repor a circulação ferroviária com maior brevidade possível.
Até a noite desta terça-feira, continuava o trabalho com vista à reabertura do tráfego do corredor ferroviário que liga a África do Sul e o Porto de Maputo.