Há somente quatro vagas por disputar para se chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus e Lille LOSC da França, onde actua o moçambicano Reinildo Mandava, luta por uma dessas vagas. O Benfica de Portugal também está nesta luta por um lugar na fase a eliminar da liga milionária.
Duas vagas no grupo G, mais uma no grupo E, e outra no grupo F estão em disputa esta quarta-feira, quando se disputar a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões Europeus.
Mais preocupante é o grupo G, no qual está o Lille, de Reinildo Mandava, que, mesmo estando a liderar, ainda não tem a passagem assegurada para os oitavos-de-final. É que todas as equipas têm possibilidades de passar à fase seguinte.
O Lille desloca-se à Alemanha para defrontar o Wolfsburgo e precisa de empatar ou vencer para estar presente na próxima fase da prova. Ou seja, LOSC Lille apura-se se evitar a derrota. Termina em primeiro se vencer ou se empatar e o Salzburgo não vencer.
O Salzburgo, porém, segue em frente se evitar a derrota. Termina em primeiro se vencer e o Lille não vencer na Alemanha.
Para o Sevilha, apenas a vitória interessa diante do Salzburgo. Termina em primeiro se vencer e o Lille perder na Alemanha.
Finalmente, o Wolfsburgo qualifica-se se vencer o Lille. Termina em primeiro se ganhar e o outro jogo ficar empatado.
Porém, são contas que só ficarão esclarecidas após o término dos dois jogos, na Alemanha e na Áustria.
PRECISA-SE DE UM BENFICA NO SEU MELHOR E… COM SORTE
No Grupo E, o Benfica está sempre obrigado a bater o Dínamo Kiev, o campeão ucraniano, que faz a sua despedida esta época das provas europeias, e tem que esperar que o FC Barcelona não vença em Munique o Bayern, também já apurado no primeiro posto.
O Benfica, “magoado” pelo desaire caseiro com o eterno rival Sporting para o campeonato, tem um registo perfeito nos jogos em Lisboa com o Dinamo Kiev (1-0 em 2016 para a “Champions” e 5-0 em 1992 para a Taça dos Campeões Europeus) e precisa de manter a tradição para continuar em frente na prova, sempre com a “ajuda” do Bayern Munique, que recebe o FC Barcelona num dos jogos da ronda à porta fechada, devido à pandemia da COVID-19.
É preciso voltar a 2000/01 para ir ao encontro da última vez em que o Barcelona não conseguiu ultrapassar uma fase de grupos, mas o perigo de isso voltar a acontecer nunca foi tão grande como agora. O novo treinador Xavi Hernández – então com 20 anos – fazia parte dessa equipa Blaugrana e sabe que precisa de uma vitória no campo do Bayern para continuar em prova sem precisar de saber o resultado do Benfica contra o Dínamo Kiev.
ÁRBITRO ALEMÃO APITA RECEPÇÃO DO BENFICA AO DÍNAMO KIEV
Deniz Aytekin foi o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o Benfica-Dínamo Kiev, encontro da sexta e última jornada do Grupo E da Liga dos Campeões que está agendado para às 22 horas desta quarta-feira, no Estádio da Luz.
O alemão, de 43 anos de idade, terá os compatriotas Christian Dietz e Markus Sinn como auxiliares, contando com o apoio de Bastian Dankert no vídeo-árbitro e Marco Fritz como assistente de vídeo-árbitro.
Internacional desde 2011, Aytekin já se cruzou com o Benfica em duas ocasiões: apitou a vitória (3-0) sobre o Dínamo Zagreb da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, em 2018/2019; e esteve na derrota (0-2) com o CSKA Moscovo da fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2017/2018.
VILLARREAL OU ATALANTA PARA ACOMPANHAR MANCHESTER UNITED
Além desse grupo com equipa portuguesa, as decisões vão também passar pelo Grupo F, com Villarreal e Atalanta a lutarem pelo segundo lugar e por quem acompanha o Manchester United, de Diogo Dalot, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, para a próxima fase.
Numa “final”, a Atalanta recebe o Villarreal, vencedor da Liga Europa na última temporada. O Villarreal segue em frente se evitar a derrota e, caso perca, termina em terceiro. Já o Atalanta passa se vencer e só termina em terceiro se empatar.
Mas, há ainda uma luta pela Liga Europa, na qual o Young Boys, apesar de não terminar entre os dois primeiros, poderá terminar em terceiro se vencer o Manchester United e a Atalanta perder.
Finalmente, no grupo H, tudo está decidido. Pelo menos no que diz respeito aos que passam aos oitavos-de-final da Liga Europa, quem passa à Liga Europa e quem diz adeus às competições europeias.
Chelsea e Juventus lutam apenas pelo primeiro lugar, já que ambas têm 12 pontos somados. O Chelsea só termina em primeiro se vencer ou empatar e a Juventus não vencer na recepção ao Malmo. O mesmo acontecendo com a Juventus para terminar em primeiro lugar, onde precisa apenas de somar pontos em casa e esperar que o Chelsea perca todos os pontos na Rússia.
O Zenit vai sempre terminar em terceiro e seguir para o “play-off” da eliminatória da Liga Europa, enquanto o Malmö termina em quarto.
BAYERN VS BARCELONA À PORTA FECHADA
É oficial. O Bayern vs Barcelona, encontro da derradeira jornada do Grupo E da Liga dos Campeões, marcado para esta quarta-feira, em Munique, vai realizar-se à porta fechada. A informação já tinha sido avançada por alguma Imprensa internacional e foi confirmada pelos dois clubes.
A decisão de fechar a Allianz Arena ao público é uma das muitas medidas decretadas pelo Governo federal da Baviera no sentido de controlar a pandemia, numa altura em que se regista um crescimento de casos da COVID-19 na Alemanha. As bancadas do estádio do Bayern vão continuar fechadas ao público, pelo menos, até ao final do ano, pelo que, além do Barcelona, os bávaros jogarão também com o Wolfsburgo, a 17 de Dezembro, sem o apoio dos adeptos.
O jogo entre Bayern e Barcelona, recorde-se, tem particular interesse para o Benfica, cuja vitória, na Luz, sobre o Dínamo Kiev, poderá não ser suficiente para carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da “Champions”. Os encarnados precisam igualmente de que o Barça não saia vitorioso do duelo com o Bayern, em Munique.
Quarta-feira, 8 de Dezembro
Grupo E:
Benfica (Portugal) vs Dínamo Kiev (Ucrânia)
Bayern (Alemanha) vs Barcelona (Espanha)
Grupo F:
Man. United (Inglaterra) vs Young Boys (Suíça)
Atalanta (Itália) vs Villarreal (Espanha)
Grupo G:
Salzburgo (Áustria) vs Sevilha (Espanha)
Wolfsburgo (Alemanha) vs LOSC Lille (França)
Grupo H:
Juventus (Itália) vs Malmö (Suécia)
Zenit (Rússia) vs Chelsea (Inglaterra)