As cidades de Inhambane, Beira e Pemba foram seleccionadas para sediar as fases de qualificação para a Liga Sasol de basquetebol feminino, prova cuja fase final irá decorrer de 29 de Outubro a 14 de Novembro na capital do país.
Novo modelo, novos pólos de disputa da competição e novas perspectivas (por se aprofundar, claro, com o contributo de todos os fazedores da modalidade da bola ao cesto) para melhorar o quadro competitivo do basquetebol feminino.
A corrida à edição 2023 da Liga Sasol de basquetebol feminino, prova que se pretende que venha a ser muito mais atractiva e competitiva no futuro, arranca já no dia 28 de Outubro na cidade de Inhambane, palco da fase de qualificação da zona Sul.
Quatro equipas estão alinhadas para a competição, nomeadamente Maxaquene e Desportivo (em representação da Cidade de Maputo); Clube Traquejadas e Clube de Desportos Eagles da Maxixe (província de Inhambane).
Os jogos realizam-se no Pavilhão do Instituto de Formação de Saúde, sendo que o vencedor se qualifica para a fase regular da Liga Sasol.
Com Lourenço Buque ao leme (“coach” com experiência ao nível das camadas de formação, tendo trabalhado no Ferroviário de Maputo e nas selecções de iniciação, e igualmente na alta competição com passagens por vários clubes), o Desportivo de Maputo vai procurar, decerto, fazer um bom papel nesta prova.
Sexto classificado da edição passada da Liga Sasol com três triunfos (derrotou por duas vezes Mucopelinhas de Nacala, por 57-13 e 52-47, e Ferroviário da Beira, por 55-52), o Maxaquene tem, agora, no seu comando Deolinda Carmen Ngulela e “coach Paito”, duas figuras que pretendem montar uma equipa competitiva.
E, fazer regressar o clube mais titulado do basquetebol moçambicano à Liga Sasol, deve, seguramente, ser um dos desafios de Deolinda Ngulela, ex-capitã da selecção nacional e “coach” adjunta nalgumas campanhas.
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo devia representar Inhambane neste certame, na qualidade de vencedora do Campeonato Provincial do ano passado, mas desistiu por problemas internos.
Actualmente, Clube Traquejadas e Clube de Desportos Eagles da Maxixe ocupam a primeira e segunda posições, respectivamente, no Campeonato Provincial de Basquetebol de Inhambane.
CIDADES DA BEIRA E PEMBA IGUALMENTE SELECCIONADAS
A cidade da Beira será palco, de 22 a 24 de Setembro, da fase de qualificação da zona Centro para a Liga Sasol de Basquetebol feminino. Para já, estão confirmadas as presenças da Liga Desportiva de Chimoio (Manica) e C.D. Municipal da Beira, faltando por indicar os representantes da Zambézia e Tete.
No outro extremo do país, ou seja, em Pemba, realiza-se, nas mesmas datas, a fase de qualificação da zona Norte para a Liga Sasol.
O certame vai contar com a participação da A.D Mucopelinhas de Nampula, SDEJT de Lichinga, New Vision de Pemba e U.J Napipine de Nampula.