O País – A verdade como notícia

Líderes mundiais reúnem-se em Londres para debater paz na Ucrânia

Chefes de Estado e de Governo internacionais reúnem-se hoje, em Londres, para procurar uma saída para a crise diplomática resultante da desavença entre o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o homólogo norte-americano, Donald Trump.

Para além do Reino Unido, estarão representados a Ucrânia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Noruega, Canadá, Finlândia, Suécia, Dinamarca, República Checa, Polónia, Roménia. 

Segundo escreve a Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, também vai participar, bem como o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa. 

O encontro em Lancaster House, um palácio do século XIX cenário de vários eventos internacionais, está programado para esta tarde, seguido de uma conferência de imprensa. 

Segundo a mesma fonte, a cimeira vai abordar o “reforço da posição atual da Ucrânia, incluindo o apoio militar corrente e o aumento da pressão económica sobre a Rússia” e a “necessidade de um acordo sólido e duradouro que assegure uma paz permanente na Ucrânia e garanta que a Ucrânia seja capaz de dissuadir e defender-se contra futuros ataques russos”.

Os dirigentes também deverão discutir “próximas etapas do planeamento de fortes garantias de segurança”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos