O País – A verdade como notícia

Líderes africanos reagem à morte do pai do Zimbabwe com tristeza e gratidão pelo seu legado

Alguns líderes africanos já exprimiram condolências pela morte do ex-presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe.

Considerado herói por alguns e ditador por outros, o líder controverso do Zimbabwe, Robert Mugabe, causou comoção ao mundo com a sua partida.

Começando com o governo do Zimbabwe que emitiu mensagem de condolências ao povo zimbabwiano, considerando Mugabe um lutador da liberdade pan-africanista destemido. O presidente zimbabwiano, Emmerson Mnangagwa, escreveu no Twitter que Mugabe é um ícone da liberdade, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e empoderamento do seu povo. E a sua contribuição à nação e à Africa é inesquecível.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi endereçou disse que ficou profundamente entristecido ao tomar conhecimento esta manhã, do falecimento de Sua Excelência Robert Gabriel Mugabe, antigo Presidente da República do Zimbabwe.

O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, disse que África perdeu um dos grandes líderes pan-africanistas que liderou pelo exemplo na luta contra o colonialismo.

O Presidente da Zâmbia, Edgar Lungu, disse estar muito triste com a partida do pai do Zimbabwe e garante que o lugar de Mugabe na história de África é certa. Já o Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, diz que certamente o mundo vai lembrar-se de Mugabe como um homem de coragem que lutou por aquilo em que acreditava.

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, enalteceu a contribuição de Mugabe na luta contra apartheid na África do Sul e disse que África jamais esquecerá a luta do pai do Zimbabwe contra colonialismo. Julius Malema, líder da esquerda do Partido sul-africano, EFF, também lamenta a morte do gigante da Revolução Africana e pede proteção do seu legado, não permitindo que os inimigos digam aos africanos como se lembrar de Mugabe.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos