O País – A verdade como notícia

Guiné-Bissau já tem novo Governo com 19 ministérios e 15 secretarias de Estado

Foto: DW

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Embaló, nomeou, este sábado, o novo Governo do país, que inclui 19 ministérios e 15 secretarias de Estado, escreve a imprensa internacional. O novo Governo terá como chefe da diplomacia Carlos Pinto Pereira.

Segundo a RFI, este é um executivo integrado por quadros de sete partidos: PAIGC, PRS, PTG, União para a Mudança, Partido da Convergência Democrática, Movimento Democrático Guineense e Partido Social Democrata.

Dentro desta nova equipa governamental, destacam-se Adiatu Djaló Nandigna do partido do PAIGC, ministra do Interior, Carlos Pinto Pereira, ministro dos Negócios Estrangeiros também do PAIGC e na Defesa Nicolau dos Santos, do Partido de Renovação Social (PRS).

Além do ministério da Defesa, segundo a DW, o PRS ficou também com o Ministério da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, que será liderado por Domingos Quadé, com o Ministério da Saúde, que será chefiado por Domingos Malu, e com o Ministério dos Recursos Naturais, Hotna Cufuk Na Doha.

O PRS assinou um acordo de incidência parlamentar e governativa com a Plataforma da Aliança Inclusiva (PAI) Terra Ranka, liderada pelo PAIGC, que venceu as legislativas, conseguindo eleger 54 dos 102 deputados do parlamento.

O novo Governo, que tomou posse este domingo inclui oito mulheres, nomeadamente quatro ministras e quatro secretárias de Estado.

Aos recém-empossados, o presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, promete total colaboração para uma governação saudável, mas apela à fiscalização do novo governo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos