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Lançada campanha pela empregabilidade dos jovens em Cabo Delgado

A CTA e o +EMPREGO lançaram, recentemente, a Campanha “Empresa +Emprego”, em parceria com o INEP e a OIT, visando aumentar a visibilidade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), com presença em Cabo Delgado, que valorizam a qualificação e a empregabilidade dos jovens da província, assumindo uma postura de responsabilidade social corporativa nesta área.

Uma nota de imprensa sobre o assunto avança que a campanha pretende ainda promover o trabalho decente, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, com base em parcerias locais, reduzindo as desigualdades e erradicando a pobreza.

Assim, foram criados três prémios: emprego de jovens, emprego de mulheres e práticas inovadoras de gestão de pessoas. O prémio será atribuído após análise de candidaturas das PME por um júri constituído pela CTA, INEP, OIT e +EMPREGO.

Além de um prémio simbólico, os restantes concretizar-se-ão na presença na Conferência Anual do Sector Privado (CASP) de 2024, em eventos/feiras internacionais e através do financiamento de formação do pessoal das empresas.

Além de ter dado a conhecer algumas práticas inovadoras das PME de Cabo Delgado na promoção da empregabilidade dos jovens da província, o evento teve como principal objectivo apresentar a campanha Empresa +Emprego.

Elias Mondlane, Gestor do Gabinete de Apoio Empresarial da CTA, frisou que o organismo “abraçou esta campanha com toda a vontade de ajudar a fazer a diferença. Para isso, criou um formulário para ser preenchido online pelas empresas que queiram aderir à iniciativa, demonstrando que estão alinhadas com os princípios do projecto de criação e fomento do emprego digno e sustentável na província de Cabo Delgado”. E acrescentou: “as três melhores empresas +Emprego serão valorizadas com prémios que variam desde a presença totalmente paga da PME num evento internacional, ao acesso directo ao programa de certificação especializada da CTA e presença numa acção de capacitação para os responsáveis dos recursos humanos da empresa vencedora”.

Por seu turno, Juvenal Dengo, Director-Geral do Instituto Nacional de Emprego (INEP), e também presente no encontro de Pemba, salientou que a iniciativa pretendeu “dar visibilidade às PME da província de Cabo Delgado, sobretudo àquelas que assumem uma postura digna de responsabilidade social corporativa”, reiterando que o organismo que dirige “está muito ciente dos desafios que se colocam para o problema do emprego no País e que não podem encontrar resposta apenas na disponibilização de vagas para estágios pré-profissionais”.

Segundo afirmou Dengo, os estágios têm de ser conjugados com outras medidas que visam a colocação, bem como a promoção do auto-emprego e o empreendedorismo, contribuindo, deste modo, para o ambiente de estabilidade social da província de Cabo Delgado. “No âmbito dos esforços que temos feito para a promoção do emprego, criámos uma plataforma de diálogo com as empresas, que permite fazer o levantamento das suas necessidades em termos de perfil para preencher o seu quadro profissional”. Também os jovens, acrescentou, beneficiam de sessões de formação e orientação profissional nos centros de emprego, sendo depois encaminhados para uma vaga de emprego ou de estágio.

Para Cristina Paulo, Coordenadora-Geral do +Emprego, o objectivo da campanha “não é só o de criar emprego. “Quando falamos em empregabilidade, estamos a aumentar as possibilidades, as competências e as capacidades de encontrar um emprego digno que os jovens, de facto, podem ter. Esta campanha valoriza, por isso, não apenas apoios ao emprego e ao auto-emprego, mas outro tipo de iniciativas, como a qualificação dos jovens, estágios profissionais, formações de curta duração, orientação e informação profissional, que ajudem a estes objectivos”, lê-se na nota de imprensa.

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