A empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) diz que a responsabilidade de assistência aos passageiros deve ser compartilhada, em casos de cancelamento de voos por mau tempo. A companhia aérea reagia assim a queixas de passageiros por falta de assistência.
Os cancelamentos de voos da LAM têm sido recorrentes e o último caso foi reportado este domingo, de um voo que fazia a rota Chimoio-Beira-Maputo, onde passageiros se queixavam de falta de assistência da parte da companhia, como hospedagem e alimentação.
Em entrevista ao “O País”, esta segunda-feira, o administrador Técnico e Operacional explicou que a companhia aérea não se responsabiliza por completo, em caso haja mau tempo.
“Neste caso, cancelamento por mau tempo, a companhia faz o melhor para prestar assistência ao passageiro, mas legalmente… tem alguma responsabilidade de voltar a pôr no destino, mas nós também, de certa forma, fomos vítimas da meteorologia. Legalmente, questões meteorológicas, nós temos uma responsabilidade, temos sempre, mas é uma situação que exige responsabilidade partilhada, é algo que não podemos controlar”, disse Bruno Miranda, Administrador Técnico e Operacional da LAM.
Bruno Miranda diz que o cancelamento foi causado por não haver condições de aterragem e, por isso, não houve aviso atempado.
“Houve uma boa planificação, mas o piloto, ao chegar e fazer a aproximação a Chimoio, não conseguiu estabelecer referências visuais com o aeródromo, o que não lhe permitiu aterrar em segurança. Nesse caso, o procedimento é divergir para o alternado”, explicou
A LAM diz que estão em curso medidas para evitar os recorrentes cancelamentos de voos e outras queixas.
“É exactamente este tipo de problema que viemos para resolver. Existe sim uma estratégia de comunicação, sempre existiu. Nós estamos, neste momento, a rever pontos que possam criar falhas e estamos a melhorar e a desenhar um processo de comunicação abrangente”, avançou o administrador técnico e operacional da LAM
A LAM tem actualmente quatro aeronaves, que segundo o administrador não são suficientes para responder a demanda, precisando de pelo menos mais oito.
O administrador técnico e Operacional da LAM assegura que o voo, que havia sido cancelado partiu, na manhã de hoje, de Maputo para Manica e já se encontra no destino.