O País – A verdade como notícia

Keyns, Ezequiel e José no 11 ideal do Torneio Cosafa sub-20

Foto: O País

Os internacionais moçambicanos Keyns Abdala, médio centro, José Valipavai, defesa esquerdo, e Ezequiel Machava, defesa central, constam do 11 ideal do Torneio Cosafa sub-20. Além de três atletas no 11 ideal, Moçambique viu serem eleitos Fasistêncio João, guarda-redes, e Chamito Alfândega, avançado, como suplentes na equipa ideal da competição.

É um motivo de orgulho para os moçambicanos! É um motivo de orgulho para os activos da selecção nacional, que, mesmo debaixo de muitas dificuldades, conseguiram ser briosos e fazer uma boa campanha no Torneio Cosafa sub-20, que culminou com a qualificação para o Campeonato Africano da categoria, a realizar-se próximo ano, no Egipto.

Três atletas da selecção nacional sub-20, nomeadamente, Keyns Abdala, médio centro, José Valipavai, defesa esquerdo, e Ezequiel Machava, defesa central, foram indicados para o 11 ideal do Torneio Cosafa, prova cujo pano caiu domingo último, em eSwatini.

A eleição foi feita, segundo o sítio da Cosafa, pelo Grupo de Estudos Técnicos da COSAFA. Os internacionais moçambicanos figuram na equipa ideal da prova em resultado das boas exibições que arrancaram nesta competição que teve como grande vencedora a Zâmbia.

Os zambianos já haviam conquistado a competição em 1983, 1986, 1993, 1995, 1997, 1999, 2003, 2010, 2011, 2016 e 2019.

Fazem ainda parte do 11 ideal os angolanos Danilson Makokisa e Domingo Bandeira, os sul-africanos Mdoduzi Tshabala e Puso Dithejane, e os zambianos Dominic Kanda, Gift Mphande, Jeban Thembo e Charles Mumba.

O Grupo de Estudos Técnicos da COSAFA elegeu, ainda, os internacionais moçambicanos Fasistêncio João, guarda-redes, e Chamito Alfândega, avançado, como suplentes no 11 ideal da competição.

Moçambique, lembre-se, perdeu na final do Torneio Cosafa sub-20 diante da Zâmbia, por 1-0, com tento solitário de Mutandwa aos 35.

A Zâmbia vingou-se, desta forma, da derrota sofrida em 2020, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos, por 5-4 conseguidos na lotaria das grandes penalidades depois do nulo no tempo regulamentar. Moçambique seguia, desse modo, as meias-finais.

Na fase de grupos da edição 2022 do Torneio Cosafa sub-20, Moçambique fez pleno depois de afastar do seu caminho as Seychelles (5-1), Lesotho (1-0) e  Angola (1-0). Os moçambicanos seguiram as “meias” como primeiros classificados do Grupo “B”. No duelo das meias-finais, o conjunto orientado por Dário Monteiro derrotou Angola por 1-0 com golo apontado por Keyns Abdala.

Os zambianos lideram o palmarés da competição (12), seguidos da África do Sul com sete, Zimbabwe com seis, e Madagáscar e Moçambique com um título conquistado em 2005 e 2020, respectivamente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos