A judoca moçambicana Jacira Ferreira segue, sexta-feira, para Doha, Qatar, onde irá participar no Campeonato do Mundo de Judo, prova a realizar-se de 7 a 14 de Maio. A judoca, que vai competir na categoria dos + 52kg, assegurou a presença neste certame depois de ter conseguido manter-se entre os 100 melhores atletas do mundo, em resultado dos 50 pontos contabilizados na última competição. Jacira Ferreira está, desde modo, na 70ª posição no ranking da Federação Internacional de Judo.
Ferreira, que será orientada por Edson Madeira, vai conhecer a 6 de Maio, data do sorteio, a primeira adversária nesta competição.
Bruno Luzia, antigo praticante da modalidade, será o chefe da delegação moçambicana no Campeonato do Mundo de Judo.
Uma das mais cotadas judocas da actualidade, Jacira Ferreira conquistou, em Março último, a medalha de bronze no Open de Argel, depois de ter perdido com a senegalesa Lea Buet.
Ferreira esteve isenta dos oitavos-de-final, tendo, nos “quartos”, vencido com categoria a argelina Chir Abdellaoui. Esta competição contava para as qualificações para o Campeonato do Mundo de Doha bem como para os Jogos Olímpicos Paris 2024.
Nos Jogos da Commonwealth, em 2022, a judoca moçambicana terminou a prova na 4ª posição. No combate de atribuição da medalha de bronze, Jacira Ferreira perdeu com a irlandesa Jasmin Javadian.
ATLETA DOMINADORA INTERNAMENTE
Jacira Ferreira é campeã nacional dos últimos 7 anos e é actualmente a atleta número 1 do judo feminino em Moçambique, na categoria de “52Kg”, e a segunda melhor no ranking para a qualificação dos jogos olímpicos de 2021.
Com 17 anos, em 2015, Jacira Ferreira tornou-se a primeira mulher judoca a participar nos Jogos de Congo Brazaville. Mais tarde, com 19 anos de idade, Jacira Ferreira participou também no campeonato Mundial de Seniores em Budapeste – Hungria.
A atleta foi ainda a 1ª mulher Judoca a participar no Campeonato Mundial de Judo em 2017, em 3 Campeonatos Mundiais e também já esteve presente por duas vezes nos Jogos Africanos.
No seu currículo consta ainda com uma medalha de bronze no African Judo Open de Yaoundé, nos Camarões, uma medalha de prata nos Jogos da AUSC (Region 5), 2 medalhas de bronze no SAJC (Campeonato de Judo da Zona 6) e ainda 2 medalhas de ouro e 4 de prata no Judo South Africa Open (SA Open). Recentemente, em Luanda, Angola, Jacira Ferreira ocupou o 5.º lugar na categoria dos menos 52 kg, após perder no combate com a senegalesa Diodio Sonko. Ainda assim, a judoca moçambicana foi repescada e depois perdeu com Djamila Silva de Cabo Verde.