Alunos do ensino geral de todo o país estiveram reunidos, ontem, em Maputo, para celebrar o seu dia e juntos trocarem experiências, debatendo a problemática da qualidade do ensino em Moçambique. Sobre o assunto, os alunos apontam a qualidade de ensino e aprendizagem como o principal desafio enfrentado por eles. E o diálogo é até aqui a melhor solução por eles encontrada para ultrapassar a barreira.
Quem também esteve no encontro de ontem foi o Director-adjunto da Direcção Nacional do Ensino Secundário, José Luís Pereira, quem entende que o contributo que o jovem estudante pode dar ao país consiste na investigação, cada vez mais e melhor, para garantir o desenvolvimento da nação. Pereira não duvida que o jovem estudante é parte da solução dos problemas que o país está a enfrentar.
A 1ª Conferência Nacional do Estudante do ensino geral decorreu sob o lema "Moçambique rumo a uma educação de qualidade, inclusiva e igual para todos", e inseriu-se na celebração do Dia Internacional do Estudante, que se assinala a 17 de Novembro.