Uma menina de 17 anos de idade está gravemente ferida e encontra-se hospitalizada após sofrer golpes de catana, no distrito de Mossurize, em Manica. O agressor, neste momento a contas com a Polícia, tem 40 anos de idade e vivia com a vítima em situação de união prematura.
Segundo a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, o facto aconteceu no dia 08 de Junho corrente.
A vítima, há 24 semanas grávida, chama-se Paquone Francisco. Devido à gravidade do seu estado de saúde, foi transferida de Mossurize para os cuidados intensivos do Hospitalar Provincial de Chimoio.
A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego explicou que Paquone Francisco recebeu apoio do Governo para voltar a estudar, tendo-lhe sido atribuída uniforme e material escolar.
Quando o parceiro tomou conhecimento de que a menina recebeu o referido apoio, alegou que se tratava de um amante a custear as despesas, o que gerou violência.
Enfurecido, o homem desferiu duros golpes contra a miúda, causando-lhe cortes profundos na cabeça e na face, com recurso à catana.
Através do programa o “EU SOU CAPAZ”, o Governo está a distribuir uniforme escolar às raparigas com o objectivo empoderá-las e retê-las na escola.
Por sua vez, a Polícia da República de Moçambique disse que o acusado encontra-se detido.