A jornalista do grupo SOICO, Julieta Zucula, venceu, esta quinta-feira, a segunda edição do prémio de jornalismo intitulado “Moçambicanos que contam: exemplos de resiliência, justiça e desenvolvimento para o país”, promovido pelo Moza Banco.
Neste concurso, Julieta Zucula ocupou o segundo lugar, na categoria de televisão, onde concorreu com a reportagem “Mulheres que dão amor”, uma reportagem que conta a história de três mulheres que deixaram tudo de lado para cuidar das pessoas que amam.
A homenagem, segundo a jornalista, tinha o intuito de homenagear estas mulheres que cuidam de pessoas com deficiência, não em troca de dinheiro, mas por amor ao próximo.
“A reportagem foi produzida para o dia sete de Abril. Quando o Moza Banco lançou o concurso, vi que a mesma se aproximava aos objectivos do concurso, que é trazer histórias de resiliência e superação. Estou feliz pelo reconhecimento”, disse Julieta Zucula.
Zucula afirma, ainda, que o prémio não pertence a ela, mas também a essas mulheres guerreiras, até porque foi a única mulher entre os nove vencedores. Há exactamente um ano, a jornalista sagrou-se vencedora também no concurso do INSS.
Ganharam o prémio noutras categorias A TVM, em terceiro e primeiro lugar.
Outras categorias foram de rádio, televisão e imprensa escrita.
Ao todo foram vencedores Horácio Madede e Alexandre Machica da Rádio Moçambique; Osvaldo Madede e Cornélio Rosa da TVM; Dalton Sitoe do Jornal Notícias; Raul Senda do jornal Savana e Matias Guente do Canal de Moçambique
Participaram, ao todo, 44 trabalhos, sendo que três foram desclassificados, porque não reuniam os requisitos necessários.
Esta é a segunda edição do concurso. Na primeira, Amândio Borges, também do Grupo SOICO, foi o vencedor.