O Presidente da República conferiu posse, hoje, ao reitor e vice-reitores da Universidade Pedagógica de Maputo. São eles Jorge Ferrão, que é o dirigente máximo da instituição, José Castiano e Gustavo Djedje, que passam a coadjuvar o reitor. Ferrão e Castiano foram reconduzidos aos cargos, depois de o titular máximo da UP Maputo ter chegado ao cargo em 2016 e o vice, com quem vinha trabalhando, ter sido indicado em 2019.
No seu discurso, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o ensino superior em Moçambique deve trazer soluções práticas para os reais problemas que afectam o país. Nyusi chamou atenção aos empossados para que a sua liderança esteja alinhada à legislação em vigor.
Já o empossado Jorge Ferrão disse que a transição tecnológica já iniciou, mas agora é a hora de trabalhar de modo que a UP Maputo esteja no mesmo nível de qualquer universidade internacional. Além disso, disse que é preciso trabalhar a questão de infra-estruturas, para que a instituição possa receber mais estudantes.
Ferrão acrescentou também que a universidade deve continuar a exercer o papel de “farol da sociedade”, trazendo soluções para os problemas do país.
Jorge Ferrão venceu a eleição interna na UP Maputo para o cargo de reitor com dez votos, contra seis de Bento Rupia Júnior. José Castiano venceu com nove votos contra oito de Benedito Sapane, enquanto Gustavo Sobrinho Dgedge venceu com treze votos contra quatro de Manuel Zunguze.
Após a eleição interna, os três dirigentes desta instituição de ensino superior foram propostos ao Presidente da República para comandar os destinos da mesma.
José Castiano é vice-reitor para a área académica e Gustavo Djedje para a área administrativa.