O País – A verdade como notícia

Joe Biden ratifica adesão da Suécia e Finlândia à NATO

Foto: Lux24

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou esta terça-feira o documento que ratifica que o Congresso dos EUA é favorável à adesão da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica.

Na cerimónia de assinatura, segundo o Observador, Biden esteve acompanhado pelos embaixadores sueco e finlandês em Washington, Karin Olofsdotter e Mikko Hautala, respetivamente, bem como por outros altos funcionários, tais como a vice-presidente, Kamala Harris, e a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

Mais tarde, o Presidente enviou uma carta a Harris, que é também presidente do Senado, na qual salientava que o acordo para a adesão da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica “não terá o efeito de aumentar a percentagem global dos Estados Unidos nos orçamentos comuns da NATO”.

A carta, que foi recolhida pela Casa Branca, salienta que a possível adesão das duas nações à aliança militar “não diminui a capacidade dos Estados Unidos de satisfazer ou financiar as suas necessidades militares fora da área do Atlântico Norte”.

A Finlândia e a Suécia tinham recusado durante décadas candidatar-se à adesão à NATO, mas mudaram a sua posição na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada a 24 de Fevereiro por ordem do Presidente russo, Vladimir Putin.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos