O Primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, anunciou, hoje, um novo estado de emergência na região de Tóquio, que vai vigorar até 22 de Agosto e coincidirá com a celebração dos Jogos Olímpicos naquele país.
O estado de emergência entrará em vigor a partir da segunda-feira e tem como objectivo impedir o aumento de casos de COVID-19 na capital, referiu Suga, citado pelo Notícias ao Minuto.
O novo decreto cobrirá o período de realização dos Jogos Olímpicos, que vão decorrer em Tóquio entre 23 de Julho e 08 de Agosto.
A decisão do executivo japonês pode afectar a presença do público nas instalações desportivas olímpicas da capital e arredores. Por isso, as autoridades estão a considerar reduzir o público para 5.000 pessoas ou até zero, ou ainda realizar à portas fechadas as provas que começariam depois das 21 horas, incluindo as cerimónias de abertura e encerramento.
O país asiático decidiu, ainda, prolongar este nível de alerta na região de Okinawa, onde já estava activo, e manter certas restrições nas autarquias de Chiba, Saitama e Kanagawa, nos arredores de Tóquio e onde, também, serão realizadas competições dos Jogos Olímpicos.