O País – A verdade como notícia

Japão anuncia operação para retirar 60 cidadãos do Sudão

O Governo do Japão anunciou, esta quarta-feira, que vai enviar soldados e um avião para retirar cerca de 60 cidadãos retidos no Sudão.

“Conseguimos contactar estas 60 pessoas, mas encontram-se numa situação difícil devido à falta de alimentos e água, bem como aos frequentes cortes de energia e ao agravamento da situação, pelo que o Governo está a ajudar o mais possível’, disse o porta-voz do Governo nipónico, citado pelo Notícias ao Minuto.

A resposta do Governo surge um dia depois de os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 condenarem veementemente os combates no Sudão e apelarem a um cessar-fogo e a um regresso ao diálogo para “restaurar a transição democrática”.

“Instamos as partes a cessar as hostilidades imediatamente e sem condições prévias. Exortamo-las a renunciar à violência, a regressar às negociações e a tomar medidas activas para reduzir as tensões”, refere a declaração.

Pelo menos 270 pessoas foram mortas e mais de duas mil ficaram feridas em confrontos entre o exército e os paramilitares no Sudão que começaram durante o fim de semana em Cartum e outras cidades sudanesas.

Os confrontos, que tiveram início a 15 de Abril, acontecem após semanas de tensões sobre a reforma das forças de segurança durante as negociações para formar um novo Governo de transição.

As duas forças militares foram corresponsáveis pelo derrube do Governo de transição do Sudão num golpe de Estado em Outubro de 2021.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos