O País – A verdade como notícia

Já está pronto o primeiro dos três alpendres no Zimpeto

Foto: O País

O Município de Maputo concluiu o primeiro de um total de três alpendres que se comprometeu a construir, em 2020, no Mercado Grossista do Zimpeto, no âmbito da reestruturação da venda informal.

Houve muitos avanços e recuos na construção do alpendre. Os vendedores já ocupam o espaço e falam das vantagens.

“Quando chovesse, ficava horrível, a chuva molhava-nos, os produtos estragavam-se. Agora, com este alpendre, os produtos estão protegidos e nós também”, disse Palmira Duarte, que vende repolho trazido do distrito de Moamba, na Província de Maputo.

Entretanto, os mesmos vendedores querem que o Município de Maputo construa mais alpendres e afirmam que se sentem excluídos pela edilidade devido à sectorização do mercado. Uma vendedeira que não quis ser identificada diz que não faz sentido que, no mesmo mercado, haja um grupo de vendedores que tenha direito à sombra e outro não.

Adolfo Zita, também vendedor do grossista de Zimpeto, propõe que a edilidade aplique uma taxa que permita que todos os vendedores tenham acesso a uma sombra: “Gostaria que fosse para todos e não houvesse separação de vendedores”.

O Município de Maputo esclarece que aquele alpendre é para os vendedores de batata reno e cebola e estará vedado à entrada de camiões. “Este primeiro vai albergar os vendedores de batata e cebola, foi assim que foi concebido de acordo com sectorização que foi feita neste mercado. Estamos, agora, a trabalhar para a organização do próprio sector onde tem o alpendre; vamos organizar os vendedores, recolocar o pavimento e todo um conjunto de componentes necessários”, esclareceu Danúbio Lado, vereador de Desenvolvimento da Economia local e responsável pelo sector de mercados no Município de Maputo.

Quanto ao anterior empreiteiro, que abandonou a obra, foi levado à barra da justiça.

O alpendre ora entregue custou 29 milhões de Meticais aos cofres do Município de Maputo. A construção do segundo alpendre inicia-se este ano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos