Peixe morre por razões até aqui desconhecidas no canal de drenagem de águas ao mar na zona do bairro Trevo, na Matola. Os moradores suspeitam da presença de químicos na água.
Missalene Pedro levou a equipa de reportagem do jornal O País até ao ponto onde considera que foi canalizada tubagem subterrânea que leva água supostamente contaminada até ao mar. O peixe em quantidade não especificada morreu no local.
“O peixe morre aqui desde 2023 e piora tudo quando chove. O peixe é arrastado e passa aqui, mas também há mau cheiro. A água é tão suja que já não dá para banho ou mesmo para lavagem de roupa”, lamentou Missalene Pedro.
A chefe de quarteirão do bairro Trevo diz que a situação é crítica, já que, além da morte de peixes, há doenças supostamente causadas pelo cheiro tóxico exalado a partir desta vala.
“Andamos doentes aqui, mas não temos certeza se a causa de doenças é mesmo aquilo, porque, quando chove, aqui enche de água e, quando se junta àquela sujidade, só aumenta doenças, tanto que estamos todo o momento com tosse, seja adulto seja criança; há febres, malária. Há problemas aqui.”
Por isso, pede a intervenção das autoridades, mas também exige que os responsáveis pela poluição da água intervenham para pôr fim a esta situação.
“Podem fazer atravessar a tubagem por baixo da estrada onde há uma vala por baixo até ao mar, não sabemos se no mar o peixe não vai morrer. Havendo outra saída, que seja feita, porque aqui a situação é crítica.”
Esta situação está a ocorrer próximo à Portagem de Maputo, numa área que as autoridades municipais, seja da Matola seja de Maputo, consideram de assentamento informal.