O País – A verdade como notícia

banner_02

Israel atinge porto do Iêmen depois de ataque à Telavive

Jatos israelenses atacaram a cidade portuária de Hodeidah, no Iêmen, no sábado, um dia depois de um drone lançado por rebeldes Houthis, apoiados pelo Irã,  atingir a cidade de Telavive. Pelo menos três pessoas morreram e 87 ficaram feridas durante o ataque. 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que o ataque foi uma resposta directa à morte de um cidadão israelense de 50 anos de idade, durante o ataque de drones Houthi em Telavive.

 As Forças de Defesa de Israel dizem que seus aviões de caça atingiram alvos militares do regime terrorista Houthi, na área do porto de Hodeidah, no Iêmen. No entanto, o porta-voz Houthi, Mohammed Abdulsalam, disse que os ataques também atingiram alvos civis e uma estação de energia. Abdulsalam acrescentou que o ataque israelense tem por objectivo aumentar o sofrimento do seu país e pressionar o grupo a parar o apoio a Gaza. 

Já o porta-voz do exército Houthi, Yehya Saree, prometeu responder ao ataque, e afirmou que os Houthis não vão hesitar em atacar os “alvos vitais de Israel”. Alertou, ainda, que Telavive, uma cidade que abriga dezenas de missões diplomáticas, ainda não era segura. 

Esta é, de acordo com as autoridades israelenses,  a primeira vez que Israel ataca o Iêmen

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos