O País – A verdade como notícia

Israel acusa Guterres de “falência moral” por repudiar ataques na Síria

Israel acusou, ontem, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, de “falência moral” por ter condenado os ataques aéreos israelitas à Síria.

Segundo a CNN, o representante de Israel junto da ONU, Danny Danon, na rede social X, referiu que a acusação contra Guterres resulta também do seu silêncio diante do massacre de membros da comunidade israelita drusa na Síria.

O diplomata israelita compara os confrontos na Síria com os ataques do Hamas ao sul de Israel e critica as Nações Unidas por não terem condenado o referido grupo pela acção de 7 de Outubro de 2023 que fez vários mortos e feridos.

Horas antes desta acusação, António Guterres pediu o fim imediato de todas as violações da soberania e da integridade territorial da Síria, assim como admitiu estar alarmado com os confrontos mortais no sul do país em um comunicado.

Na nota, o líder da ONU ainda condenou a violência contra civis na Síria, incluindo relatos de assassinatos arbitrários e a intensificação de tensões locais, minando o processo de paz, volvidos 14 anos de conflito.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos relatou a ocorrência de pelo menos dois ataques de aviação israelita contra a cidade de Sweida, no sul da Síria, que resultaram em mais de 350 mortos desde o último fim de semana.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos