O País – A verdade como notícia

Isaura Nyusi lança “crescer bem” para reduzir desnutrição em menores de cinco anos

Moçambique pretende reduzir ainda mais a desnutrição crónica em menores de cinco anos de idade. Para o efeito, foi lançada, hoje, em Nampula, a campanha “Crescer bem”, que tem como objectivo promover a educação nutricional.

Coube à Primeira-Dama de Moçambique, Isaura Nyusi, proceder ao lançamento da campanha de educação nutricional “Crescer Bem”, na vila sede de Nametil, distrito de Mogovolas, alusivo ao Dia Internacional da Mulher Rural.

Em Moçambique, o difícil crescimento associado ao baixo peso das crianças menores de cinco anos é um grande problema de saúde pública. A estatística mostra que em média nacional, 38% das crianças dos zero aos cinco anos sofrem de desnutrição crónica e Nampula está muito acima, com 46,7%.

E porque os números ainda são altos, o Gabinete da Primeira-Dama da República lidera a campanha “Crescer bem”, que foi lançada esta segunda-feira, em Nampula, devendo, nos próximos cinco anos, apostar na educação nutricional em todas as províncias do Centro e Norte do país.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação identificou dois problemas que podem comprometer o alcance de um desenvolvimento sustentável no mundo.

Mas a aposta no abastecimento de água e no aumento da produção agrícola nos últimos anos permitiu alcançar melhores resultados na luta contra a desnutrição, comparativamente ao cenário anterior.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Agência Japonesa para o desenvolvimento Internacional são os parceiros de financiamento da campanha “Crescer bem”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos