O País – A verdade como notícia

Isaura Nyusi homenageia falecida rainha de Niassa

Foto: O País

A Primeira-Dama, Isaura Nyusi, prestou homenagem, esta sexta-feira, em Majune, na província de Niassa, à rainha Bibi Achivangila, falecida em Abril passado, vítima de doença.

Isaura Nyusi foi recebida na manhã desta sexta-feira na sede do Distrito de Majune, na província de Niassa, para onde se deslocou com o propósito de homenagear, no povoado de Malila, a rainha de Niassa, Bibi Achivangila, e prestar solidariedade à família.

“Acompanhámos todos os momentos. Quando a rainha perdeu a vida, isto foi uma grande mágoa para nós, para mim, para o camarada Presidente e para os moçambicanos. Estamos aqui para dar o nosso conforto e dizer que estamos juntos. Temos que chorar sim, mas ela está connosco. Ela foi-se, mas sentimos que ela está aqui connosco, porque a obra dela é uma obra presente.”

Segundo fontes orais, o nome Bibi Achivangila foi atribuído há mais de 100 anos a uma mulher que conseguiu, com a sua coragem, salvar muitos escravos da morte, sendo aclamada como rainha.

Já passaram várias gerações de rainhas, sendo que a falecida era a quinta, e a família, na pessoa de Mário Wilamo, sobrinho, agradeceu a visita da Primeira-Dama e o gesto de solidariedade.

“Agradecemos o vosso apoio e sentimo-nos honrados com a vinda da Primeira-Dama. Tivemos muito apoio do camarada Presidente da República, do governo do distrito, no momento em que a nossa mãe, tia e avó esteve doente, até à hora do seu falecimento. Agradecemos muito o gesto.”Na mesma ocasião, a Primeira-Dama saudou Joaquina Nhenje, que recentemente foi legitimada e aclamada rainha Bibi Achivangila, no caso a sexta a ocupar o cargo. Isaura Nyusi e comitiva deslocaram-se ao local onde jazem os restos mortais das anteriores rainhas Bibi Achivangila, exceptuando a primeira, que foi sepultada à beira da estrada que liga Lichinga a Majune e a terceira, que, segundo fontes locais, foi sepultada na sua residência.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos