Os estudantes do ensino profissional e técnicos da Associação dos Transportadores de Sofala vão beneficiar de formações com objectivo de aprimorarem os seus conhecimentos, melhorar as condições mecânicas das viaturas, contribuindo assim para mitigar os acidentes de viação e prosperar o ambiente de negócios.
Os estudantes das escolas técnicas da Cidade da Beira e os técnicos da ASTROS, que é a Associação dos Transportadores de Sofala, irão aprimorar os seus conhecimentos na empresa de investimentos chinês, denominada Mozam Auto, que opera no país há mais de 10 anos, onde especialistas da China, na base dos equipamentos de ponta aqui existentes, irão transmitir os seus conhecimentos. “Comprometemo-nos a formar cada vez mais mecânicos profissionais moçambicanos, principalmente ligados à mecânica geral e indústria de transporte, que irão beneficiar de meios de trabalho. O objectivo é poupar custos dos clientes nas oficinas, contribuindo para novos empregos. O nosso foco serão as escolas técnicas e a associação dos transportes de Sofala”.
Para a concretização da iniciativa, já foram assinados memorandos de entendimento entre a Mozam auto e os beneficiários. Para a Yang África, umas das escolas técnicas da cidade da Beira a iniciativa garante emprego dos seus formandos.
Os estudantes da mecânica-geral farão o seu estágio na empresa e os mesmos serão empregues na ASTROS mediante a necessidade dos associados.
No âmbito do mesmo memorando de entendimento, todos os transportadores da província de Sofala, desde que sejam membros da Astros, irão beneficiar de deduções durante a aquisição de bens na empresa.