O País – A verdade como notícia

Interpol emite mandado contra Isabel dos Santos 

Foto: Observador

A Interpol emitiu um mandado de captura internacional para extradição de Isabel dos Santos, filha do antigo presidente de Angola José Eduardo dos Santos. O pedido terá sido feito pela Procuradoria-Geral da República de Angola. A empresária é acusada, entre outros crimes, de peculato e lavagem de dinheiro.

No documento, emitido no passado dia 3 de Novembro, a que a Lusa teve acesso, as autoridades angolanas pedem para localizar e prender com vista à extradição a cidadã angolana Isabel dos Santos.

No pedido sublinha-se que Isabel dos Santos é procurada por suspeitas dos crimes de peculato, fraude qualificada, participação ilegal em negócios, associação criminosa e tráfico de influência, lavagem de dinheiro, enfrentando uma pena máxima de 12 anos de prisão.

No documento refere-se que a empresária tem estado habitualmente em Portugal, Reino Unido ou Emirados Árabes Unidos.

Segundo o documento, entre 2015 e 2017, a empresária criou mecanismos financeiros com intenção de obter ganhos financeiros ilícitos e branquear operações criminosas suspeitas, quando era administradora da petrolífera estatal Sonangol.

De acordo com o mandado, Isabel Dos Santos terá prejudicado o Estado angolano em mais de 200 milhões de euros, cerca de 13 mil milhões de meticais.

Isabel dos Santos reagiu em comunicado, tendo dito que que os seus advogados consultaram a base de dados da Interpol e não encontraram qualquer referência a um mandado de captura contra ela.

Ainda no documento refere que: “tem conhecimento, há quase três anos, da existência de processos que correm os seus termos em Portugal por factos relacionados com a investigação que corre também termos em Angola, e que visam não apenas a si própria, mas também empresas com ela relacionadas. Nestes quase três anos de existência de tais processos, em momento algum foi constituída arguida. Sublinhe-se, que nem nenhuma das suas empresas”, revela o comunicado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos