O País – A verdade como notícia

Nyusi quer reforçar cooperação com China para criar mais emprego

O Presidente da República quer que as relações económicas entre Moçambique e China continuem a impulsionar a criação de mais postos de emprego e geração de renda. Filipe Nyusi participou, esta segunda-feira, no Fórum Empresarial Moçambique-China.

Durante o seu discurso, na abertura do fórum empresarial Moçambique-China, na cidade chinesa de Jinan, Filipe Nyusi começou por apresentar aos participantes as potencialidades e oportunidades de investimento em Moçambique, em diversas áreas.

“Moçambique localiza-se na costa Oriental de África, é interveniente incontornável no comércio regional e internacional. Adicionalmente, conjugado com o atributo anterior, permite que Moçambique seja um país ideal para a localização de empreendimentos produtivos orientados para o mercado regional africano e global. Dos principais produtos exportados, destacam-se: carvão mineral, gás natural, alumínio em formas brutas, minérios de titânio, energia eléctrica, fios de alumínio, castanha de caju e óleos”, explicou Filipe Nyusi.

No evento de negócios, o Presidente da República explicou que as potencialidades de que Moçambique dispõe são mais do que suficientes para que o empresariado chinês continue a apostar o seu investimento no país, com olhos postos na criação de mais empregos.

“Convido os empresários chineses a apreciarem as oportunidades de investimento que Moçambique oferece. É nossa expectativa e convicção que as iniciativas de investimentos e parcerias que surgirão irão contribuir para a criação de empregos estáveis e de qualidade e para a transferência de tecnologias e capacitação dos trabalhadores.”

Segundo o Chefe do Estado, o ambiente de negócios no país é estável, o que permite reforçar a cooperação com a China.

“Moçambique, que cresceu em 5,1 por cento do seu PIB em 2023, apresenta boas expectactivas de crescimento económico, como dissemos, com uma estimativa de 5,5 (por cento) para este ano. Apresenta uma situação macroeconómica estável, reflectida por uma redução de inflação, situada em 3 por cento, no primeiro trimestre deste ano, implicando a redução das taxas de juro de mercado.”

O fórum empresarial Moçambique-China antecede a nona Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, a realizar-se em Beijing, de 04 a 06 de Setembro corrente, evento no qual Nyusi poderá fazer parte.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos