Os habitantes da cidade de Chimoio, na província de Manica, estão desde esta quarta-feira sob exame sero-epidemiológico para medir a sua provável exposição ao novo Coronavírus.
O trabalho deverá levar 12 dias e está a cargo do Instituto Nacional de Saúde (INS). A instituição vai abranger diferentes grupos profissionais, dos quais profissionais de saúde, vendedores de mercados, transportadores e agentes da Polícia.
Com os resultados do inquérito, será possível tomar medidas concretas para evitar a contaminação e propagação da COVID-19.
Além da equipa do INS, participaram no lançamento os munícipes de Chimoio e os responsáveis do Governo, entre eles o secretário de Estado da província de Manica.
Segundo a actualização desta terça-feira, pelo Ministério da Saúde, na província de Manica há 148 pessoas infectadas, das quais duas mortas e 126 já recuperadas. Outras 20 ainda têm o vírus da COVID-19 no organismo.
Refira-se que inquéritos similares já aconteceram nas cidades de Maputo, Matola, Nampula, Pemba e Tete. Em Gaza, o estudo foi lançado ontem.
Em todo o país, foram registadas 13.202 pessoas infectadas, 95 das quais mortas e 10.695 curadas. Um total de 2.408 ainda têm o vírus.