A província de Gaza conta, desde o último sábado (02/09), com mais um campo, senão o único, em perfeitas condições para a prática de futebol, de acordo com os requisitos exigidos pelos órgãos reitores do desporto-rei. Esta conquista é mais uma “obra prima” realizada pelo actual executivo da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), no âmbito do projecto FIFA FORWARD, escreve o sítio da Federação Moçambicana de Futebol.
Augusto Mula, Chefe do Gabinete da Governadora de Gaza, Margarida Mapandzene Chongo, representou o governo na cerimónia, que também contou com a presença de Isabel Nampava, representando o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Giberto Mendes, além de Feizal Sidat, Presidente da FMF, membros do seu elenco e o Presidente do Conselho Autárquico de Xai-Xai, Ernesto Chambisse, que deu as boas-vindas aos presentes. O evento também contou com a presença de diferentes actores desportivos e simpatizantes do futebol local.
O Campo Marien Ngouabi, recém-inaugurado, está localizado no centro do populoso bairro de mesmo nome, nos arredores de Xai-Xai, a capital provincial de Gaza. O recinto passou por uma reabilitação completa, incluindo a colocação de piso sintético, balneários para jogadores e público, arquibancadas e campos para futebol de praia e futsal. O custo total das obras foi de 43 milhões de meticais, financiado pela FIFA como parte do programa FIFA Forward, o mesmo programa que reabilitou os campos da Maxixe, em Inhambane, e Chimoio, em Manica.
A inauguração do Campo Marien Ngouabi ficará eternamente marcada na história de Gaza, devido à forma espectacular como ocorreu. Além do descerramento da placa e dos discursos de ocasião, houve momentos culturais que encheram o evento de cores e música.
Crianças, jovens e até alguns idosos ansiosos para testemunhar o recinto que promete produzir grandes talentos para o futebol nacional encheram as minúsculas bancadas montadas para no empreendimento. A maioria dos presentes permaneceu em pé durante toda a cerimónia, demonstrando a empolgação e entusiasmo da comunidade local.
O governo provincial de Gaza, representado por Augusto Mula, aproveitou a inauguração para apelar à colaboração da sociedade civil, incluindo entidades públicas e privadas, na viabilização e potencialização das actividades desportivas, no recinto recém-inaugurado, bem como na manutenção da infraestrutura.
Mula destacou a importância de usar racionalmente esse património para beneficiar a comunidade por um longo período. Ele também ressaltou que o Campo Marien Ngouabi abre a possibilidade de Gaza receber outras infraestruturas, além das desportivas, como o Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi, que poderá facilitar o transporte de delegações desportivas e atletas de e para diferentes partes do país.
Feizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), incentivou as crianças e jovens a se envolverem no futebol, futsal e futebol de praia, desenvolvendo as suas habilidades e sonhando em elevar o desporto no país. Ele reafirmou o compromisso de sua equipa em melhorar as condições físicas e técnicas dos recintos desportivos em todo o país. “O Campo Marien Ngouabi é um empreendimento significativo, financiado pela FIFA por 43 milhões de meticais, que visa não apenas atender aos atletas de elite, mas a todos os moçambicanos. Ele tem o potencial de se tornar um centro de excelência para o futebol escolar, federado e comunitário.”, enfatizou Sidat antes de destacar a importância da parceria entre a Associação Provincial de Futebol em Gaza (APFG) e outras partes interessadas locais para garantir o sucesso e a utilidade contínua do campo.
Após a cerimónia de inauguração, a tarde foi marcada por jogos emocionantes. Na categoria de Juvenis, o histórico Clube de Gaza venceu as Águias Especiais por 2-1. Em seguida, na categoria de seniores, essas mesmas equipes empataram em 1-1, proporcionando uma emocionante estreia para o Campo Marien Ngouabi.