O Instituto Nacional de Meteorologia alerta para o atraso do início da chuva na zona Norte do país. Não vai chover em Niassa, Cabo Delgado e Nampula pelo menos até Dezembro devido ao fenómeno La Nina. O INAM apela, por isso, aos camponeses para retardarem o lançamento da sementeira.
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê, para a presente época chuvosa, a ocorrência de chuvas normais com tendências para abaixo do normal na zona Norte do país.
A queda da chuva poderá iniciar-se entre Janeiro e Março.
“Climatologicamente, as chuvas iniciam-se em Dezembro, mas, à semelhança do que aconteceu no ano passado, as chuvas só poderão começar em Janeiro. O La Nina é um fenómeno associado à diferença das águas superficiais no oceano pacífico”, explicou Bernardino Nhantumbo, técnico do Instituto Nacional de Meteorologia.
Devido a este fenómeno, lançar sementes nas machambas agora pode fazer com que estas se estraguem.
“Na zona norte do país, quando as pessoas tomam conhecimento de que a chuva vai iniciar-se num certo período, começam a lançar as sementes antes mesmo da queda. O resultado disso é que a semente apodrece”, esclareceu Nhantumbo.
Para as zonas Sul e Centro do país, o INAM diz que o fenómeno La Nina poderá causar chuvas normais, com tendências acima do normal e inundações.