O País – A verdade como notícia

Moçambique em alerta máximo devido à tempestade tropical “Chengue”

A depressão tropical formada ao largo de Madagáscar evoluiu para tempestade tropical moderada, designada “Chenge”, segundo o comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia, que alerta que o fenómeno pode atingir o canal de Moçambique no próximo dia 25 de Outubro.

O sistema de baixa pressão atmosférica que se formou a leste da Ilha de Madagáscar, na bacia do Sudoeste do Oceano Índico, atingiu o estágio de Tempestade Tropical Moderada nesta segunda-feira, dia 20 de Outubro de 2025, e foi baptizado com o nome de “Chenge”.

Este sistema tem potencial de atingir o canal de Moçambique no estágio de baixa pressão no dia 25 de Outubro de 2025. Contudo, o mesmo fenómeno ainda não constitui perigo para a costa nem a parte continental do nosso país. 

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afectados pelas alterações climáticas, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, que decorre anualmente entre Outubro e Abril.

Só entre Dezembro e Março passados, na última época das chuvas, Moçambique foi atingido por três ciclones, incluindo o Chido, o primeiro e mais grave, no fim de 2024, com registo de quase 200 mortos.

O número de ciclones que atingem o país “vem aumentando na última década”, assim como a intensidade dos ventos, alerta-se no relatório do Estado do Clima em Moçambique 2024, do Instituto de Meteorologia de Moçambique, divulgado em Março.

Os fenómenos meteorológicos extremos provocaram pelo menos 1016 mortos em Moçambique, entre 2019 e 2023, afectando cerca de 4,9 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

O Governo moçambicano aprovou, a 14 de Outubro, o plano de contingência para a época chuvosa 2025/2026, que admite poder afectar 1,2 milhões de pessoas, mas tem menos de metade dos 14 mil milhões meticais necessários.

Para já, o INAM diz estar a monitorizar a evolução do sistema tropical “Chenge” e apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades nacionais competentes.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos