O País – A verdade como notícia

Imprensa internacional fala de actuação desproporcional da polícia em Maputo

As manifestações desta segunda-feira, no país, e que culminou com confrontos entre populares e a polícia, foi vista em quase todo o mundo. O destaque na imprensa internacional é a forma agressiva como a polícia abordou os manifestantes

Após a repercursão da noticia do assassinato a tiros de Elvino Dias e Paulo Guambe, sexta-feira, Moçambique voltou a chamar atenção do mundo, só que, desta vez, devido à repercussão da manifestação pública ocorrida segunda-feira.

A acção do público e a forma como a polícia dispersou os manifestantes, foi assunto na imprensa internacional e mereceu debate em alguns programas televisivos além-fronteiras. Por exemplo, a CNN Portugal, destacou: “Violência marca período pós-eleitoral em Moçambique. Candidato da oposição teve de fugir de disparos”.

A imprensa alemã, a DW, também noticiou a manifestação de Maputo. “A Polícia carrega sobre manifestantes no centro de Maputo”. Esta foi a manchete da agência Lusa, que destacou ainda a agressão à imprensa por parte da polícia.

A Euronews também destacou as incidências da manifestação em Moçambique, cuja tónica foi a capital do país. “Manifestantes e polícia em confrontos durante o protesto em Maputo”, escreve.

A actuação da polícia foi também notícia no Canadá. A televisão local, “CP 24”, noticiou o drama vivido em Maputo, tendo levando o assunto a breve análise.

A “Al Jazeera” dedicou uma reportagem de quase dois minutos a descrever o terror vivido nas ruas de Maputo.

Não era para menos, a comunidade francesa também recebeu incidências de Maputo. A “France 24” descreveu o choque entre a população e a Polícia da República de Moçambique.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos