O País – A verdade como notícia

Boane pode ter um hospital distrital em breve

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) visitou, esta sexta-feira, o Centro de Saúde de Boane, na Província de Maputo, onde garantiu apoio técnico e financeiro para a construção de um hospital com capacidade para 150 camas.

Depois de participar na conferência internacional de investimento em infra-estruturas do sector da saúde, Tedros Adhanom, director-geral da OMS, visitou o principal centro de saúde de Boane, na Província de Maputo. Trata-se de uma unidade sanitária em que são atendidas, em média diária, 80 adultos nas consultas externas e 45 crianças.

Interagindo com profissionais do sector, bem como com doentes internados em diferentes enfermarias daquela que é a principal unidade sanitária de Boane, Tedros Adhanom disse que é preciso melhorar as infra-estruturas de saúde para melhor servir as comunidades.

“Como sabe, o distrito de Boane conta com 274 mil habitantes e penso que, por essa dimensão, merece um hospital de categoria 1, um hospital com capacidade para 150 camas. Espero poder mobilizar os parceiros com vista a construção de um hospital distrital aqui. Estou aqui e estamos a ver que este é um hospital antigo. Está na hora de se construir um hospital de nível distrital aqui.”

O vice-ministro da Saúde, Ilesh Jani, que esteve junto de outros quadros da saúde a acompanhar a visita, disse que já há um trabalho avançado para a construção do Hospital Distrital de Boane, mas não avançou os montantes envolvidos assim como a data do arranque das obras.

“O Hospital Distrital de Boane é uma das infra-estruturas que está a ser negociada na nossa conferência de infra-estruturas do sector de saúde e, em breve, teremos informação precisa de quando é que esse processo se iniciará. Já há passos que foram dados na negociação, mas o anúncio será feito oportunamente.”

A malária, doenças respiratórias e de transmissão sexual são algumas das mais preocupantes no Centro de Saúde de Boane.

No Inverno, são realizados na unidade sanitária dois a cinco partos por dia e, no Verão, o número sobe para 10 partos por dia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos