O volume de importação de automóveis em Moçambique atingiu mais do dobro no fecho dos primeiros três meses deste 2018, relativamente ao igual período do ano anterior, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Sem, no entanto, avançar o número exacto das viaturas importadas, o INE apenas refere que o aumento foi na ordem de 124,4%. A compra de peças para a indústria automóvel seguiu a mesma performance, cresceu 52,9%, face ao primeiro trimestre do ano passado.
Já relativamente ao trimestre anterior, ou seja, quarto trimestre de 2017, a importação de peças e de automóveis teve, igualmente, uma tendência de aumento em cerca de 25,4% e 21,1%, respectivamente.
Lembra-se, que a Assembleia da República (AR) aprovou, em finais do ano passado, uma redução de 30% para 25% a taxa de importação de veículos com seis anos de uso, mantendo em 30% a taxa de importação para carros com mais de seis anos de uso.
A nova taxa, que faz parte das alterações ao Imposto de Consumo Específico, aprovadas pela AR prevêem também uma redução na taxa de importação de veículos novos, de 30% para 25%.