O País – A verdade como notícia

Imperial no ringue, Panguana atinge “quartos” do Mundial

Foto: AIBA

Missão (a primeira) cumprida. A pugilista Alcinda Panguana assegurou, esta segunda-feira, 20 de Março, o acesso aos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Boxe Feminino, competição que decorre em Nova Deli, na Índia.

No combate dos oitavos-de-final da categoria dos 70-75 kg, Panguana levou a melhor sobre a húngara Regina Lakos, a quem venceu por 5-0 na pontuação do jurado.

Panguana dominou a sua adversária nos três assaltos e deu claros sinais de que é uma forte candidata a chegar à final, tal como na edição passada da prova realizada na Turquia.

Na próxima fase, Alcinda Panguana terá como adversária a australiana Kaye Scott. Panguana é, pelo seu desempenho nas últimas provas internacionais, uma das grandes esperanças do país em chegar ao ouro no Mundial de Boxe Feminino.

A medalha de prata conquistada ano passado, na Turquia, dá-lhe claramente o estatuto de favorita diante de Kaye Scott.

 

QUEM É KAYE SCOTT?

Nascida a 2 de Julho de 1984, Kaye Scott é uma pugilista australiana que actua como amadora de elite. Segundo dados, Scott chegou a atingir o 3.º lugar no ranking da divisão de peso-médio após a conquista da medalha de prata no Campeonato Mundial Feminino de 2016, em Astana, Cazaquistão. Kaye Scott nasceu e mora em Sydney e compete há 7 anos na Austrália e internacionalmente.

A adversária de Alcinda Panguana nos quartos-de-final é treinada por Jamie Pittman, sendo que já competiu na divisão intermediária feminina nos Jogos da Commonwealth de 2014, mas não conquistou uma medalha, perdendo para Lauren Price, do País de Gales. Estreou-se no Campeonato Mundial Feminino em 2016.

Em Setembro de 2017, Kaye ganhou o título estadual de “NSW” ao vencer um combate diante de Jessica Messina, inserido na divisão de pesos-médios, uma vitória que abriu espaço para que pudesse competir na divisão de peso-médio.

Kay integrou, por outro lado, a equipa da Austrália que disputou os Jogos da Commonwealth de Gold Coast, em 2018. Neste evento, venceu Jessica Messina e foi premiada como pugilista feminina de elite australiana melhor classificada internacionalmente em 2017, devido às suas conquistas.

Kaye trabalha activamente para apoiar o boxe feminino na Austrália. Depois que a proibição do boxe feminino em NSW foi suspensa, ela participou na primeira luta feminina em NSW, defrontando Ramona Stephenson em Outubro de 2009.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos