Um percurso brilhante. Traduzido, em números, em cinco títulos consecutivos de campeão da cidade e quatro nacionais. E mais: estatuto de segunda melhor equipa de África. Ou melhor: vice-campeão africano de clubes há dois anos consecutivos.
Palmarés invejável. Razões mais do que suficientes para o Governo da Cidade de Maputo render, esta terça-feira, homenagem a uma equipa dominadora na capital e respeitadíssima em África.
Na ocasião, Iolanda Cintura, governadora da Cidade de Maputo, enalteceu a excelente campanha da equipa sénior feminina do Ferroviário de Maputo e consequente conquista de títulos ao longo dos últimos anos, dentro e fora do país.
“O clube Ferroviário merece a nossa homenagem! No presente ano, o clube junta mais dois títulos, nomeadamente o de campeão da cidade e recentemente o de campeão nacional. O clube Ferroviário de Maputo ganhou de forma consecutiva quatro campeonatos da cidade, cinco campeonatos nacionais, tendo a nível das competições africanas conquistado, em 2015 o terceiro lugar e, em 2016 e 2017, o segundo lugar”, salientou Cintura.
A governante valorizou, igualmente, o trabalho da direcção do clube, treinadores e massa associativa pelo que têm feito em prol da materialização dos objectivos traçados para o alcance das conquistas que orgulham o país, no geral, e a cidade capital, em particular.
O presidente do Ferroviário de Maputo, Sancho Quipisso, louvou o reconhecimento do Governo da cidade, tendo referido que este tipo de iniciativas motivam as atletas, assim como o clube Ferroviário de Maputo a fazer sempre o melhor.
Visivelmente satisfeitas com a distinção, as atletas “locomotivas”, na voz da sua capitã, Ingvild Mucauro, agradeceram o reconhecimento e prometeram continuar a trabalhar para fazer mais e melhor pelo clube, pelo país e pela capital.
“Acredito que não é sempre que isto acontece, que dão mérito ao nosso trabalho. Não é fácil atingir aquilo que atingimos. Aproveitar este momento para agradecer a direcção do clube pelo apoio e suporte”, frisou a atleta.
O evento contou com as presenças do director da Juventude e Desporto da Cidade de Maputo, Elias Wiliamo, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, secretário-geral da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, Hélder Amiel, entre outras figuras.
Ferroviário ambiciona organizar 24ª edição da Taça dos Campeões Africanos
Durante a cerimónia de homenagem à equipa sénior feminina de basquetebol do Ferroviário de Maputo, Sancho Quipisso, presidente da colectividade, manifestou a intenção de organizar, em Novembro próximo, a 24ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Esta seria a segunda vez que o Ferroviário de Maputo organizaria a prova, depois de em 2016 ter acolhido e terminado em segundo lugar, após perder na final com o Interclube, por 67-49.
Para a direcção do Ferroviário de Maputo, a conquista da prova em território nacional seria ouro sobre azul.
Um sentimento partilhado por Ingvild “Inga” Mucauro, capitã da equipa, que não tem dúvidas de que disputar a prova em solo pátrio aumentará a responsabilidade de fazer melhor que na última edição.
Inga entende que seria uma mais-valia, porque terão o apoio incondicional dos adeptos.