O País – A verdade como notícia

Igreja Católica em Moçambique reage à morte do papa Bento XVI

Foto: O País

O arcebispo de Maputo, Dom Francisco Chimoio, diz que a morte do papa emérito Bento XVI causou choque à Igreja Católica e foi surpresa para todo o mundo. O arcebispo descreve o falecido santo padre como quem soube ser um verdadeiro homem de Deus e com amor ao próximo.

A morte de Bento XVI continua a causar reacções em quase todo o mundo, com partilha de mensagem de pesar e elogios ao homem que dirigiu os destinos da Igreja Católica de 2005 a 2013. Com a sua morte, deixa os cristãos católicos de luto.

“Uma morte que chega desta maneira deixa sempre algum abalo, uma certa consternação, uma certa tristeza, mas temos ainda uma coisa que temos que dizer, de facto este papa foi de grande ajuda para todos os cristãos de todo mundo. O homem que estava perto de todos os seus irmãos, homem que soube ser verdadeiramente pessoa da igreja, que soube realmente ser homem de Deus, soube verdadeiramente ao longo da sua existência, que foram 95 anos de idade. Ao longo desse tempo, conseguiu verdadeiramente agir de modo coerente”.

Dom Francisco recorda que se encontrou com Bento XVI durante o seu papado e recebeu valiosos conselhos.

“Na visita ad Limina Apostolorum, enquanto ele ainda era papa, deu-me um conselho que acho que vale a pena partilhar convosco. O conselho é este: Moçambique para ser ele mesmo necessita de que os seus habitantes vivam unidos, saibam realmente ocuparem o lugar que lhes compete, saibam se interessar por bem comum.

O velório do papa emérito Bento XVI terá lugar a partir de segunda-feira, 2 de Janeiro na basílica de São Pedro, no Vaticano, segundo deu a conhecer a Santa Sé. O funeral será no dia 5 de Janeiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos