Costa do sol e Liga Desportiva de Maputo é o jogo da vigésima quarta jornada do Moçambola 2018. O desafio abre a jornada, este sábado, e será no campo do Costa do Sol.
Depois de recuperar alguma honra esta quarta-feira ao vencer o Maxaquene por duas bolas a uma, em desafio referente a primeira mão das meias-finais da taça de Moçambique, o Costa do Sol tem este sábado, outro teste à sua relativa forma.
A formação orientada pelo português, Horácio Gonçalves terá pela frente a Liga Desportiva de Maputo, no jogo que vai abrir a jornada 24 do Moçambola.
Há muito que os Canarinhos mostraram-se incapazes de chegar ao título nacional. Horácio Gonçalves e companhia continuam impopulares, muito por culpa dos resultados menos conseguidos derivados de um futebol cansativo.
Ainda assim, a última vez que a equipa venceu foi na décima nona jornada quando recebeu e superou o Desportivo de Nacala por três bolas a uma.
De lá a esta parte seguiram-se o empate sem abertura de contagem na casa da UP de Manica e outro empate com a UD Songo, a uma bola, para a vigésima e vigésima primeira jornada, respectivamente.
Horácio Gonçalves também não teve criatividade para vencer na vigésima segunda jornada o Clube do Chibuto, tendo o desafio terminado empatado a um golo.
Na última ronda caiu aos pés do líder da prova Ferroviário de Maputo orientado, curiosamente, por Nelson Santos que na época transata deu a Taça de Moçambique ao Costa do Sol.
O seu adversário de sábado, a Liga Desportiva de Maputo, soube adormecer os seus correntes assumindo-se como uma “equipinha“, no entanto, no terreno, os resultados são favoráveis.
Akil Marcelino, que viu Ifran e Telinho serem chamados à selecção nacional, estará certamente motivado para o jogo grande da jornada 24.
A Liga ocupa a quarta posição com 38 pontos, menos seis que o líder.
Nos últimos 12 pontos possíveis, a Liga conquistou 7 ou seja, uma percentagem superior a 50%.
Na primeira volta, a Liga Desportiva recebeu e venceu o Costa do Sol por uma bola a zero.
Outros jogos da jornada
O líder Ferroviário de Maputo, a melhor equipa até ao momento, recebe o clube do Chibuto no estádio da Machava. Os “locomotivas” da capital são a sexta equipa com mais golos marcados, totalizando 24. Nelson Santos e companhia permitiram que a sua baliza fosse violada por 14 vezes.
Em Gondola haverá UP de Chimoio x Ferroviário de Nacala, duas equipas que não tem a sua situação definida.
A UP vem dum resultado pesado. Os “estudantes” foram “vulgarizados” pelo Ferroviário de Nampula por quatro bolas a zero. Os “locomotivas” de Nacala por sua vez empataram sem golos no dérbi de Nacala com o Desportivo local.
O Maxaquene, depois de dois “desaires“ divididos entre o campeonato e a Taca de Moçambique, recebe este domingo o 1º de Maio de Quelimane. A formação zambeziana ocupa a décima quinta posição.
O Incomati, que está obrigado a ganhar, vai medir forças com o Ferroviário da Beira outra formação que esta a desiludir na presente época.
A jornada também inclui Desportivo de Nacala-Textáfrica do Chimoio e Sporting de Nampula- ENH.