O País – A verdade como notícia

Helena Bagão passa com distinção no Mundial de Boxe

Fotos: O País

Moçambique estreia-se a vencer no Campeonato do Mundo de Boxe com Helena Bagão a eliminar, nos oitavos-de-final, a queniana Ann Mithor com a unanimidade do júri que atribuiu à moçambicana o resultado de 5-0. Moçambique volta aos ringues no sábado, quando Benilde Macaringue entrar em cena, diante da russa Karina Tazabekova.

A pugilista moçambicana Helena Bagão entrou a vencer no Campeonato do Mundo de Boxe, que decorre em Nova Deli, Índia, desde esta quinta-feira, ao “despachar” a queniana Ann Mithor por 5-0 na decisão dos juízes do combate.

Bagão, que compete na categoria dos 50-52 kg, foi a primeira das quatro pugilistas moçambicanas presentes na competição a entrar em acção e a mostrar o verdadeiro sentido do objectivo que o país tem nesta competição.

A pugilista moçambicana não deu quaisquer possibilidades à sua adversária e venceu em todos os três assaltos, com notas máximas. No primeiro assalto, obteve 49 pontos contra 46, e no segundo obteve notas máximas de todos juízes, fazendo 50 pontos, contra 45 da sua adversária.

No terceiro e último assalto, Bagão teve apenas que controlar os golpes da queniana, gerir o tempo e terminar em alta, arrecadando na pontuação geral a unanimidade do júri.

Moçambique começa, desta forma, o Mundial de forma auspiciosa, esperando a subida ao ringue das pugilistas Rady Gramane, Alcinda Panguana e Benilde Macaringue, esta última que será a próxima a fazer a estreia na competição, sábado, combatendo diante da Karina Tazabekova, da Rússia, na categoria dos 52-54 kg.

Este combate de sábado marca a estreia da Benilde Macaringue nos ringues dos mundiais, uma vez que é a primeira vez em que vai competir ao mais alto nível, enquanto Helena Bagão segue na sua segunda participação.

Rady Gramane, na categoria dos 70-75 kg, e Alcinda Panguana, nos 66-70 kg só entram em cena na segunda-feira.

O país procura, nesta competição do Mundial de Boxe, chegar ao mais alto ponto do pódio, depois de ter conquistado a prata, por Alcinda Panguana, e bronze, por Rady Gramane, no ano passado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos