O País – A verdade como notícia

Estudantes moçambicanos no Sudão serão evacuados hoje para Etiópia

Foto: Notícias ao Minuto

Os 22 estudantes moçambicanos que reclamavam de abandono do Governo partem esta segunda-feira de Cartum, no Sudão, para Adis Abeba, capital da Etiópia. Informou, por telefone, Armando Muiuane, director do Instituto Nacional das Comunidades Moçambicanas no Exterior (INACE).

Apesar de ainda não haver data, o director do INACE assegura que, depois da Etiópia, os estudantes vão regressar ao solo pátrio e só voltarão ao Sudão quando houver condições de segurança para continuarem com os seus estudos.

Até à manhã de hoje, os estudantes estavam de malas prontas, aguardando apenas o transporte para iniciar a viagem. Junto deles vai um padre moçambicano, totalizando 23 nacionais que aguardavam ajuda do Governo naquele país do Norte de África.

Os estudantes faziam cursos como Engenharia, Arquitectura e Medicina na Universidade Internacional de África. Desde o início do conflito entre o exército e as forças paramilitares sudanesas, a 15 deste mês, reclamavam de dificuldades extremas para alimentação e outras necessidades básicas, bem como da incerteza criada pela insegurança que se instalou no país.

Segundo a Organização das Nações Unidas, o conflito armado no Sudão já provocou a morte de mais de 400 pessoas e fez pouco mais de três mil feridos.

Vários países evacuam os seus cidadãos desde a noite do último sábado. Segundo a imprensa internacional, os Estados Unidos da América e a Arábia Saudita já evacuaram todo o seu pessoal, entre civis e militares.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos